30/06/25

Segunda rodada de assinaturas do Fomento da Retomada acontece nesta terça-feira em Canguçu e Piratini-RS


Segunda rodada de assinaturas do Fomento da Retomada acontece nesta terça-feira em Canguçu e Piratini-RS

Os municípios de Canguçu e Piratini recebem, nesta terça-feira, 1º de julho, a segunda rodada de assinaturas dos contratos do programa Fomento da Retomada, promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

A atividade é destinada aos beneficiários que não assinaram na primeira etapa. Para participar, é necessário comparecer ao local indicado com documento de identificação com foto.


O Incra orienta que, nos casos em que o lote está registrado em nome do casal, os dois titulares devem estar presentes para a assinatura.

Locais e horários:

  • Piratini: às 13h, no salão da Coopava, no Assentamento Conquista da Liberdade.
  • Canguçu: às 9h, na unidade da Emater.

Quem é de outro município e ainda não assinou o contrato deve aguardar. Novas agendas estão sendo organizadas e serão divulgadas em breve pelos canais oficiais.


O programa Fomento da Retomada tem como objetivo ajudar agricultores familiares, com recursos voltados à reconstrução e fortalecimento da produção rural.



Piratini News com informações da página oficial do Incra/RS

Formatura da 12ª edição do Curso Básico de Enfrentamento à Violência Doméstica e Capacitação Patrulha Maria da Penha

Foto - SD PM Patrick Duarte

Formatura da 12ª edição do Curso Básico de Enfrentamento à Violência Doméstica e Capacitação Patrulha Maria da Penha



Nos dias 25 a 27 de junho, em Pelotas, policiais militares de 10 municípios da região do CRPO Sul participaram da 12ª edição do curso, que teve carga horária de 36 horas-aula e foi totalmente ministrado pela coordenadora regional da Patrulha Maria da Penha.

Estiveram presentes policiais das cidades de: Pelotas, Rio Grande, Pedro Osório, Jaguarão, Turuçu, Piratini, Canguçu, Herval, Arroio Grande e São José do Norte.

O curso abordou temas como violência de gênero, acolhimento das vítimas, aplicação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco e atuação em rede.

A formatura ocorreu nesta sexta-feira 27/6, com entrega de certificados aos concluintes.

Parabéns aos policiais formados! Mais uma ação da Brigada Militar no combate à violência doméstica e na valorização da capacitação policial.


Fonte: Comunicação Social do CRPO Sul
Imagens: SD PM Patrick Duarte

Jimmy Carter é reeleito coordenador regional do MDB na Zona Sul e promete fortalecer representatividade da região

Foto - Jimmy Carter

Jimmy Carter é reeleito coordenador regional do MDB na Zona Sul e promete fortalecer representatividade da região




O vereador piratiniense Jimmy Carter Porto Gonçalves, de 46 anos, foi reeleito no último sábado (28), para o cargo de coordenador regional do MDB na Zona Sul do Rio Grande do Sul. A eleição aconteceu na Câmara de Vereadores de Piratini e contou com a participação de lideranças de toda a região.

Essa é a segunda vez consecutiva que Jimmy Carter assume o cargo, sendo que em 2022 já havia exercido parcialmente a função, após ocupar a vice coordenação. A votação, conforme o estatuto partidário, envolveu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes municipais do partido, além de delegados, deputados estaduais e federais.

Com a reeleição, Jimmy Carter seguirá liderando os trabalhos do MDB na Zona Sul por mais dois anos, em uma região composta por 20 municípios, incluindo cidades estratégicas como Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Canguçu.

“Para mim é um prazer conduzir mais um mandato, ainda mais sendo de Piratini, um município que representa o interior. Quero fortalecer o partido e trabalhar para que tenhamos representantes da nossa região na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Precisamos de mais forças políticas para alavancar a Zona Sul”, declarou o coordenador reeleito.

Além de Jimmy Carter como coordenador, a nova composição regional do MDB Zona Sul ficou definida da seguinte forma:
  • Vice-coordenador: Jader Prestes (Pelotas)
  • Juventude: Pedro Matos (Rio Grande)
  • Mulher: Elisa Porto (Santa Vitória do Palmar)
  • Secretária Geral: Alda Lages (Rio Grande)
  • Tesoureiro: Leonir Fonseca (Santa Vitória do Palmar)
A coordenação abrange os seguintes municípios: Piratini, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Jaguarão, Arroio Grande, Herval, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Pedro Osório, Cerrito, Capão do Leão, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Arroio do Padre, Canguçu, Santana da Boa Vista e Turuçu.

Com a nova gestão, o MDB Zona Sul pretende ampliar sua atuação e preparar novas lideranças para os próximos pleitos eleitorais.

Piratini News - A informação que faz a diferença

Brigada Militar apreende menor por tráfico de drogas em Canguçu/RS

📸4°BPM

Brigada Militar apreende menor por tráfico de drogas em Canguçu/RS



Na noite deste domingo, policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (4°BPM) de Canguçu apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas no bairro Vila Nova.

Durante a ação, foram apreendidas porções de maconha e dinheiro. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso, conforme previsto em lei para infrações penais envolvendo menores de idade.

Denuncie! Entre em contato com o WhatsApp da Brigada Militar:

(53) 98404-5872. Sua colaboração é essencial para a segurança de todos.

Brigada Militar, rumo aos 200 anos.

Em caso de emergência, ligue 190.


Fonte: Comunicação Social do 4°BPM
Texto: Sd Raupp

29/06/25

Semana da Cultura é aberta em Piratini com homenagens, arte e valorização da identidade local

Foto - Maico Borges

Semana da Cultura é aberta em Piratini com homenagens, arte e valorização da identidade local



Na noite da sexta-feira (27), teve início a Semana da Cultura de Piratini, com uma solenidade marcada por emoção, arte e reconhecimento à história local. O evento de abertura aconteceu nas dependências da Sociedade Recreativa e Cultura 13 de Maio, reunindo apresentações musicais, dança, homenagens, tradição e diversas manifestações culturais.

A cerimônia oficializou o início das comemorações que antecedem o aniversário de 236 anos do município, celebrado em 6 de julho. Neste ano, o tema da programação é "Pelas palavras dos escritores locais, nossa terra se revela, emociona e eterniza", destacando a importância da literatura como ferramenta de preservação e expressão da identidade piratiniense.

Durante o evento, foi prestada uma homenagem póstuma ao piratiniense Jayme Lucas D'Avila, nascido em 1926, que ao longo de seus 97 anos desempenhou diversas funções públicas e comunitárias. Com trajetória que passou pelo serviço militar no Rio de Janeiro, pela prefeitura de São Paulo e, mais tarde, pela gerência regional de vendas da Moinho Santista no Rio Grande do Sul, Jayme também foi chefe de gabinete da prefeitura de Piratini e atuante no Museu Barbosa Lessa e no Museu Histórico Farroupilha, entre outras atividades culturais e sociais.



A noite também foi marcada pela apresentação do Patrono da Semana da Cultura de 2025, o poeta Mário Oliveira dos Santos, carinhosamente conhecido como Mariozinho. Com 36 anos e portador da síndrome de Down, Mariozinho é símbolo de superação e dedicação à cultura. Filho de Mário Coelho dos Santos e Alda Oliveira dos Santos, teve sua formação na Apae e participou ativamente de atividades culturais e artísticas em diversas instituições da cidade, como escolas, CTGs e piquetes. Peão Farroupilha por quatro vezes, já lançou quatro livros de poesia, consolidando-se como uma das vozes poéticas mais queridas da comunidade.





As atividades da Semana da Cultura seguem até o dia 6 de julho, data em que Piratini celebra seu aniversário.


A Semana da Cultura de Piratini reafirma seu papel como espaço de valorização da memória, das expressões artísticas e da inclusão social, celebrando a rica identidade do município gaúcho.












Piratini News - A informação que faz a diferença

26/06/25

Operação de Combate ao Abigeato chega à 60ª edição no Sul do Estado



Operação de Combate ao Abigeato chega à 60ª edição no Sul do Estado



Nesta quarta-feira (25/6), a Brigada Militar realizou a 60ª edição da Operação Integrada de Combate ao Abigeato, como parte das ações da RISP-Sul (Região Integrada de Segurança Pública). A força-tarefa contou com o apoio da Polícia Civil, Vigilância Sanitária e da Inspetoria Veterinária.

Com atuação simultânea em diversos municípios da região Sul, a operação segue com o objetivo de coibir crimes como furto de gado, abate clandestino e a comercialização irregular de produtos de origem animal. As ações reforçam o compromisso das forças de segurança com a saúde pública, o bem-estar animal e o combate à criminalidade no meio rural.

Desde o início da operação, já foram apreendidas mais de 44 toneladas de carnes e derivados impróprios para o consumo humano, evidenciando o impacto direto na proteção da saúde da população e no enfrentamento de práticas criminosas que afetam o setor agropecuário.

As ações desta edição ocorreram nos municípios de Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Canguçu, Morro Redondo, Cerrito, Pedro Osório, Capão do Leão, Arroio do Padre, Herval, Arroio Grande, São José do Norte, Chuí, Piratini, Jaguarão e Pedras Altas.




Fonte: Comunicação Social do CRPO Sul

25/06/25

Afonso Hamm debate soluções para o endividamento agrícola com presidente do Banco Central

Foto/divulgação

Afonso Hamm debate soluções para o endividamento agrícola com presidente do Banco Central



Uma comitiva liderada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) e composta por representantes das principais entidades do agronegócio foi recebida na terça-feira (24) pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. No encontro, tanto o deputado quanto os representantes da CNA, Farsul e Fetag-RS apresentaram dados que ilustram a crise de endividamento dos produtores rurais, agravada por eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. O grupo defende a urgência de uma solução para o alongamento das dívidas.

Com um estudo detalhado em mãos, o deputado Afonso Hamm, relator do PL 5122/2023, articulou a defesa de uma solução definitiva que prevê a securitização das dívidas com garantia do Tesouro Nacional. "Apresentamos uma proposta construída com consciência e responsabilidade, pois entendemos que a saúde do setor e do produtor rural é vital para a economia do país", afirmou o deputado.

Como medida emergencial, o parlamentar solicitou a suspensão da negativação de produtores por 90 dias, justificando a urgência com um argumento prático: "De nada adianta anunciar o plano safra se o produtor não conseguir obter o crédito novo", observou Hamm.

A proposta e os dados apresentados foram recebidos com especial atenção pelo presidente do Banco Central que demonstrou sensibilidade à urgência do tema e se colocou à disposição como um aliado ao processo. Galípolo reconheceu a relevância da iniciativa e orientou que, por sua natureza fiscal, o caminho para sua formalização envolve a articulação com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, validando a estratégia defendida pelo deputado.

A força da comitiva liderada pelo parlamentar foi evidenciada pela presença de importantes lideranças do setor, que reforçaram a unidade do agronegócio em torno da proposta. Participaram do encontro José Angelo Mazzillo Júnior (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA), Antonio da Luz (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - Farsul), Karliton Peres (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul - Fetag-RS) e do consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Leonardo Tavares.

O deputado Afonso Hamm avaliou a reunião como positiva. "Saímos daqui com um direcionamento claro e com o apoio de uma instituição importante como o Banco Central. Agora, vamos intensificar o diálogo com a equipe econômica para viabilizar essa solução que é essencial para o Brasil", concluiu Hamm.



Fonte: Assessoria de comunicação Afonso Hamm 

24/06/25

Rodoviária de Piratini passa a funcionar em novo endereço a partir de domingo (29)

Foto: Maico Borges

Rodoviária de Piratini passa a funcionar em novo endereço a partir de domingo (29)


A partir deste domingo, 29 de junho, às 18h, a rodoviária de Piratini passará a funcionar em novo endereço: Rua 24 de Maio, nº 640, uma quadra abaixo do Porão Sertanejo, em anexo ao novo Centro Comercial.

A mudança ocorre após a conclusão da obra do prédio que abriga o Centro Comercial e Rodoviária, projeto da Prefeitura Municipal de Piratini, que também contempla os camelódromos locais, com o objetivo de concentrar e modernizar serviços em um único espaço.

Expresso Embaixador oferecerá transporte de cortesia até o novo local

A empresa Expresso Embaixador irá disponibilizar carona aos passageiros até a nova rodoviária. O ônibus sairá da garagem com 30 minutos de antecedência aos horários regulares das viagens.

No entanto, ao chegar na rodoviária, todos os passageiros deverão desembarcar e adquirir suas passagens no guichê antes do embarque oficial.

As paradas autorizadas para o transporte de cortesia são:

Garagem da Expresso Embaixador
Entrada do Bairro Sinuelo (próximo ao grupo de idosos)
Zé das Bicicletas (Vila Nova)
Parada do Mozart (ERS-702)


As viagens seguirão diretamente pela ERS-702, tanto no sentido Pelotas quanto em direção a Canguçu.


Parada do Bairro Padre Reinaldo

De acordo com a empresa Stradale, responsável pela gestão da rodoviária, e com base na legislação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), fica proibido o embarque em paradas situadas a menos de 1,5 km da rodoviária. 

Dessa forma, a partir das 18h de domingo (29), o embarque na parada do Bairro Padre Reinaldo estará suspenso. A legislação não restringe desembarque. 

Confira os horários de atendimento da nova rodoviária:

  • Segunda a sexta-feira: das 6h às 11h30 e das 13h30 às 18h30.
  • Sábados: das 6h às 6h30, das 11h às 11h30 e das 18h às 18h30.
  • Domingos e feriados: das 7h30 às 8h e das 18h às 18h30.

Piratini News - A informação que faz a diferença

19/06/25

Câmara de Vereadores aprova bandeira da República Rio-Grandense como símbolo oficial de Piratini/RS

Foto: Reprodução 

Câmara de Vereadores aprova bandeira da República Rio-Grandense como símbolo oficial de Piratini/RS




A Câmara Municipal de Piratini aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária no dia 12 de junho, um projeto de lei que reconhece oficialmente a bandeira da República Rio-Grandense como símbolo do município. A proposta, de autoria do vereador Sérgio Moacir Rodrigues de Castro, do PDT, e sugerida pelo ativista cultural Volnir Júnior dos Santos (TchêVoni), passa a integrar o conjunto de representações oficiais da cidade.

O projeto foi pedido pelo TchêVoni e a bandeira da República Rio-Grandense que foi um símbolo importante durante a Revolução Farroupilha, que ocorreu no Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845. Essa bandeira é composta pelas cores verde, amarelo e vermelho, que têm interpretações variadas, como representar as cores do Brasil com o vermelho simbolizando a república ou o verde representando a mata dos pampas, o vermelho o ideal revolucionário e o amarelo as riquezas do território gaúcho. 


Na verdade sabe-se que o verde representa a Casa de Bragança qual era Casa Real do Imperador Dom Pedro I e o amarelo representa a Casa dos Habsburgo-Lorena que era Casa Real de Dona Leopoldina, esposa do Imperador, os revoltosos gaúchos separaram as famílias reais com o vermelho, que simboliza o sangue dos gaúchos derramo na guerra em prol de autonomia na providência.

Assista o vídeo:


O projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Piratini, de autoria do vereador Serginho, que torna a bandeira da República Rio-Grandense como mais um símbolo do município de Piratini.

No entanto, sabemos que Piratini foi uma das capitais da República Rio-Grandense durante a Revolução Farroupilha, o que torna essa bandeira um símbolo histórico importante para cidade , bem como para o estado do Rio Grande do Sul, a partir de agora a bandeira da República Rio-Grandense pode ser hasteada ao lado das bandeiras oficiais em Piratini.


Conteúdo enviado pelo vereador à redação

17/06/25

Agricultores realizam protesto com bloqueio intermitente na BR-392 em Pelotas/RS

Foto: Ecovias Sul

Agricultores realizam protesto com bloqueio intermitente na BR-392 em Pelotas/RS




A Ecovias Sul informou, na manhã desta terça-feira (17), o início de um bloqueio realizado por manifestantes agricultores no km 62 da BR-392, no sentido sul, no município de Pelotas.

A interdição ocorre de forma etermitente, com bloqueios a cada 15 minutos e faz parte de um protesto que cobra medidas de apoio ao setor agropecuário, com destaque para a pauta “Securitização Já”, em referência à necessidade urgente de renegociação das dívidas dos produtores afetados por estiagens e enchentes.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Ecovias Sul estão no local, prestando apoio e reforçando a sinalização viária para garantir a segurança dos motoristas.

Foto: Ecovias Sul

Até o momento, não há previsão para o fim da mobilização. Motoristas que trafegam pela região devem redobrar a atenção e, se possível, buscar rotas alternativas.



Piratini News com informações da Ecovias Sul

13/06/25

Deputado Afonso Hamm é designado relator do PL da Securitização na Câmara dos Deputados

Foto - Reprodução
Deputado Afonso Hamm é designado relator do PL da Securitização na Câmara dos Deputados



O deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas-RS, foi oficialmente nomeado relator, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 5122/2023, apensado ao PL 341/2025, de autoria do senador Luís Carlos Heinze, que trata da Securitização de Dívidas Rurais. A confirmação, recebida nesta quinta-feira (12), ocorre em um momento crítico para o agronegócio gaúcho, que enfrenta uma severa crise de endividamento e mobilização crescente dos produtores rurais.

A securitização é uma medida importante para alongar as dívidas dos produtores, oferecendo um alívio financeiro e a possibilidade de continuidade de suas atividades. "Fui designado para ser o relator do PL da Securitização. Já estamos mobilizados e trabalhando para que o governo federal se sensibilize pela importância de efetivar o alongamento das dívidas dos produtores rurais", afirma Hamm, ao destacar seu compromisso em elaborar um relatório que atenda às verdadeiras demandas do setor e possam conseguir mais avanços e dar dignidade ao setor produtivo.

“Quem deveria estar preparando o solo para a próxima safra está nas margens das rodovias do Rio Grande do Sul tendo que protestar. Produtores rurais em todo o Estado estão mobilizados, clamando por soluções para o crescente endividamento que ameaça a subsistência de milhares de famílias e a capacidade de produção de alimentos”, lamenta Hamm ao salientar que o Rio Grande do Sul enfrentou três secas consecutivas, enchentes, e agora, uma nova estiagem, comprometendo significativamente as safras.

Hamm tem acompanhado de perto as mobilizações, percorrendo diversos municípios gaúchos, em apoio ao setor. O deputado enfatiza que os produtores não pedem anistia, mas sim a negociação e o alongamento de suas dívidas para honrar compromissos e seguir produzindo. "Os produtores não querem anistia, mas sim, garantir condições de prazo para honrar seus compromissos e continuar com suas atividades", conclui.



Fonte: Assessoria de comunicação Afonso Hamm

Brigada Militar efetua prisão de dois homens por furto de fios de energia elétrica no Capão do Leão/RS

📸4°BPM

Brigada Militar efetua prisão de dois homens por furto de fios de energia elétrica no Capão do Leão/RS



Na noite desta quinta-feira (12/06), policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Capão do Leão e apoio da Força Tática de Pelotas, prenderam em flagrante dois indivíduos por furto de fios de energia elétrica.

O setor de inteligência da Brigada Militar recebeu a informação de que um veículo com determinadas características e placa estaria retornando a cidade o Capão do Leão com produtos oriundos de furtos.

Após diligências foi encontrado o veículo e os indivíduos com grande quantidade de fio de cobre.

Material apreendido:

  • R$ 5,589.00
  • 300 KG cobre
  • Celular

O veículo utilizado para cometer o crime foi recolhido ao depósito.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos, que foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais cabíveis.


Denuncie! Entre em contato com o WhatsApp da Brigada Militar:

(53) 98404-5872. Sua colaboração é essencial para a segurança de todos.


Brigada Militar, rumo aos 200 anos.


Em caso de emergência, ligue 190.


Fonte: Comunicação Social do 4°BPM
Texto: Sd Raupp

12/06/25

Atuação da Brigada Militar contribui para queda nos índices de criminalidade na Região Sul

Foto - arquivo redação

Atuação da Brigada Militar contribui para queda nos índices de criminalidade na Região Sul




Graças ao trabalho da Brigada Militar, por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), diversas cidades vêm reduzindo seus indicadores de criminalidade. Cidades como Arroio do Padre, Morro Redondo e Turuçu registraram índices zero em determinadas ocorrências criminais nos primeiros cinco meses do ano.

Piratini teve queda de 100% nos roubos de veículos.


Arroio do Padre também alcançou 100% de redução nos casos de abigeato
Esses resultados refletem o compromisso da BM com a segurança e a tranquilidade da população.




Fonte: Comunicação Social do 4°BPM
Sd PM Caroline Carvalho

Brigada Militar de Canguçu realizou apreensão de máquinas caça-níqueis

Foto: Divulgação Brigada Militar

Brigada Militar de Canguçu realizou apreensão de máquinas caça-níqueis




A Brigada Militar, recebeu uma denúncia, via 190, na quarta-feira, 11.06.2025, que em determinado estabelecimento da cidade havia máquinas destinadas a jogos de azar.


A guarnição deslocou e constataram que de fato, no local, várias máquinas “Caça-Níqueis”.


Os instrumentos foram apreendidos.

Foto: Divulgação Brigada Militar

Foram 8 caça níqueis, e lavrado Termo Circunstanciado, em que o proprietário se compromete a comparecer na justiça.





Fonte: Evaldo Gomes Notícias Canguçu/RS

10/06/25

Câmara de Piratini aprova criação da Semana Municipal da Juventude

Foto - Reprodução Facebook

Câmara de Piratini aprova criação da Semana Municipal da Juventude



A Câmara Municipal de Piratini aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 45/2025, de autoria do vereador Daniel Farias, que institui a Semana Municipal da Juventude. A iniciativa será realizada anualmente na segunda semana de agosto, em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto.


A nova lei tem como foco a valorização da juventude local, promovendo o protagonismo juvenil, o diálogo com o poder público e a participação ativa dos jovens nas questões que envolvem a comunidade.


A Semana da Juventude será construída em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as escolas públicas e privadas do município. A programação poderá incluir palestras, oficinas, atividades culturais, esportivas, lúdicas e educativas, sempre com foco na formação cidadã e no desenvolvimento integral da juventude.


“Essa é uma conquista importante. A juventude de Piratini terá, a partir de agora, um espaço oficial de escuta, expressão e construção coletiva. Queremos que essa semana se torne um marco anual de valorização, aprendizado e inspiração para nossos jovens”, destacou o vereador Daniel Farias, autor da proposta.


A lei entra em vigor a partir de sua publicação oficial e a primeira edição da Semana da Juventude já poderá ocorrer neste ano.



Conteúdo enviado pela assessoria do vereador à redação

Ecovias Sul libera o tráfego em meia pista em viaduto da BR-116

Foto/Divulgação
Sul libera o tráfego em meia pista em viaduto da BR-116



A Ecovias Sul informa que, diante do avanço das obras de recomposição do trecho afetado pelo desmoronamento do muro de contenção do viaduto no km 521 da BR-116, no acesso à avenida 25 de Julho, em Pelotas, o fluxo de veículos foi liberado em meia pista sobre o viaduto. Iniciado há um mês, o trabalho de reconstrução do viaduto chegou à reta final e será concluído antes do prazo previsto, de 60 dias.

Foto/Divulgação

Após a realização de sondagens, elaboração de estudos e projetos, a obra que está sendo executada por uma empresa contratada pela concessionária, contou com limpeza da área, perfuração dos chumbadores (elementos fundamentais para garantir a estabilidade do solo após a obra), recomposição do aterro e agora avança na última etapa que é a concretagem da estrutura. A Ecovias Sul comunicará a liberação total do trecho que ocorrerá até o fim desse mês.



Fonte: Comunicação Social Ecovias Sul

09/06/25

Prefeito de Piratini participa de reunião no DNIT para discutir melhorias na BR-293

Foto/Divulgação Facebook/Marcio Porto

Prefeito de Piratini participa de reunião no DNIT para discutir melhorias na BR-293



O prefeito de Piratini, Marcio Porto (MDB), participou, na última quinta-feira, 5 de junho, de uma reunião com o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratam Pinheiro da Silva, em Porto Alegre.

O encontro também contou com a presença de representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA) e teve como pauta principal a solicitação de melhorias nas rótulas e trevos de acesso da BR-293 aos municípios da região.

As intervenções reivindicadas são consideradas estratégicas para garantir mais segurança viária, facilitar o deslocamento de moradores e visitantes, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico dos municípios que utilizam a rodovia.

“Seguimos trabalhando com seriedade e compromisso para garantir avanços que impactem positivamente a vida dos piratinienses”, afirmou o prefeito Marcio Porto em publicação na sua rede social Facebook.

Foto/Divulgação

Estiveram presentes na reunião o presidente do CIDEJA, Luiz Carlos Folador, a diretora executiva do consórcio, Débora Cappua, e membros da equipe técnica do DNIT.

O encontro reforça o compromisso conjunto das lideranças regionais com a melhoria da infraestrutura viária e com a qualidade de vida da população.



Piratini News - A informação que faz a diferença