04/10/22

Com indicação da vereadora Miriam Buchweitz e apoio da Secretaria de Saúde, o município de Piratini passará a realizar coleta de sangue

Foto: Maico Borges

Com indicação da vereadora Miriam Buchweitz e apoio da Secretaria de Saúde, o município de Piratini passará a realizar coleta de sangue

Doar sangue é um gesto de amor, um ato capaz de salvar até quatro vidas. Com este propósito e pela necessidade de facilitar acessibilidade a quem doa sangue, a vereadora Miriam Buchweitz da bancada do MDB, através da indicação 218 do ano 2021 , em parceria com a Secretaria de Saúde, possibilitou que o município de Piratini passe a realizar coleta de sangue já a partir deste mês.

A tal iniciativa surgiu por intermédio de um do grupo no WhatsApp chamado "Anjos do Bem" criado em novembro de 2019 por Margarete Plamer, assessora da parlamentar.  O grupo conta com mais de 150 doadoras de sangue que através deste canal de comunicação agendavam idas até o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) para poderem doar sangue pelo fato que o município não conta com um hemocentro ou forma de realizar a coletar. 
 
Foi através desta mobilização que a vereadora Miriam viu a necessidade de criar o "Programa da Semana dos Doadores de  Sangue", que vai facilitar a locomoção dos doares de sangue no município pelo menos uma vez por mês, podendo ocorrer até duas vezes em trinta dias, no Posto de Saúde Central, durante todo o dia. Essa conquista da comunidade tem data marcada para estrear: Será no próximo dia 15 de outubro. 

- É uma parceria que foi feita, se correu atrás e está se tornando realidade a partir do dia 15 de outubro - completou Miriam.

Para a implantação deste programa foi preciso um grande empenho de todos os envolvidos, prefeitura, Secretaria de Saúde, vereadora, coordenadoria do Hemopel, bem como dos profissionais da saúde que farão a coleta. Profissionais estes que receberam um treinamento na cidade de Pelotas para que fosse possível concluir o processo necessário e no próximo dia 15 dar início a este novo programa em Piratini.

Não é necessário agendamento para realizar a doação de sangue, basta apenas procurar o posto de saúde central no dia da coleta. No caso do hospital ou empresa que os funcionários desejar realizar este ato de solidariedade e precisam se organizar antes, podem fazer o agendamento com Margarete Plamer  pelo WhatsApp  (53) 999 24 23 78.



Piratini News