29/07/19

Projeto de lei que permitiria pacientes acompanhar listagem de espera pelo site, é reprovado

O projeto  de lei 21/2019 do vereador Jimmy cárter do MDB, que dava transparência para a lista de pacientes de exames, consultas e cirurgias do município, foi reprovado por 6 votos a 2, na sessão realizada na câmara de vereadores de Piratini na tarde desta, segunda-Feira (29).

Na Votação, os vereadores Sergio Moacir Rodrigues de Castro, Carlos Caetano do (PDT) José Auri, Lourenço de Souza do (PT) e Marcial Lucas Guastucci do (MDB) votaram contra a aprovação. Com o voto do vereador de autoria Jimmy Carter e  Mauro Euclides Lima de Castro e ambos do (MDB) encerrou-se a votação com 6 votos a 2.

Com a maioria dos votos definidos a não aprovação, não foi necessário o voto do Vereador Presidente da câmara Alex Mattos do (PP), más se manifestou favorável ao projeto.

sessão contou com a presença do secretário de saúde municipal, Diego Espíndola, Parabenizou a iniciativa, falou ainda que esse projeto vem em momento que o município precisa de transparência com o estado, Porém esse projeto não teria como ser colocado em prática, devido toda a gestão é realizada pelo estado.

O principal questionamentos dos vereadores que votaram contra, é o sistema, não haveria uma maneira  como o Município colocar em prática o site para os pacientes acompanhar a listagem de espera. Tendo como principal entrava o funcionamento do sistema, ao qual o estado é responsável por esse controle.

O Intuito da Lei era através de um Site Oficial divulgar a posição de espera dos pacientes que aguardavam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública do município. Dessa maneira, haveria maior transparência entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e Paciente.

Foto: Jimmy Carter
Redator: Maico Borges
Contato: (53) 999628706 - Whats