29/08/19

Carteirinha para autistas darão atendimento prioritários em repartições públicas e privadas

Os projetos de Lei Municipal 47/18 e 21/19 do vereador Carlos Caetano (PDT) estabelece a prioridade de pessoas com transtorno do espectro, ou seja, portador de autismo. Essa prioridade se dará através da apresentação de uma carteirinha.


Preocupado com o preconceito que muitos autistas enfrentam diariamente, Caetano buscou juntamente com a Secretaria de saúde e APAE de Piratini uma parceria para esses pacientes. Através de uma carteirinha, onde conterão foto e dados da pessoa, este documento é válido em todos os estabelecimentos, tanto repartições públicas, como concessionárias de serviços públicos e estabelecimentos comerciais privados dentro dos termos da lei. Estabelecimentos privados do município ficam obrigados a divulgar o atendimento prioritário e bem como o simbolo mundial de conscientização de autismo.

Para receber a carteira é necessário ser comprovado através de todo um processo de avaliação médica e com psicólogo, assim comprovado o espectro de autismo, será entregue a carteirinha.


De acordo com Caetano, encontra-se disponível na APAE as carteiras, importante salientar que com este documento não pagará a entrada na Semana Farroupilha de Piratini.

Segundo a presidente da APAE Lizete Frizzo, dos 90 atendimentos mensais, 16 sofrem com este transtorno e outros 5 estão em processo de avaliação.


Fotos: Maico Borges
Redator: Maico Borges
Contato: (53) 999628706 - Whats.