09/08/19

Os dados alarmantes da depressão em Piratini-RS

Muitas pessoas pensam que uma pessoa com depressão está apenas triste e que aquele momento logo irá passar se a pessoa apresentar força de vontade. Entretanto, o que muitos ignoram é que a depressão é uma doença grave e que vai muito além de uma simples variação de humor por causa dos acontecimentos do dia a dia.

O Blog Piratini Piratini News, teve acesso com exclusividade aos registros de internações hospitalares no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini-RS, e os números preocupam. Em entrevista com o Psicólogo Michel Oliveira Lucas, natural de Pelotas, há 7 anos responsável na área de saúde mental no hospital de Piratini.
A depressão ocupa o primeiro lugar no quadro de internações na Ala de saúde mental, seguido de alcoolismo e dependência quimifica. Em Março de 2019, foi o mês com maior registro de internações com o transtorno mental, dos 17 pacientes internados, 14 foram diagnosticado com a depressão. Em janeiro dos (20-8) e Fevereiro (18-10) Em  Abril dos (20-14) tiveram baixa hospitalar com a doença, no mês de Junho um total de 23 pacientes, 12 diagnosticado com depressão, já em Julho, teve uma pequena redução dos números, tendo uma total de 14 internações, 6 foram hospitalizados por depressão.

Ás mulheres lideram as internações no hospital local. Pacientes entre 19 e 48 anos são os mais afetados pela doença que é um fantasma na vida da população. Já no Brasil, 11,5 milhões de pessoas sofrem com o transtorno mental, o equivalente a 5,8% da população O Brasil está em primeiro lugar no ranking latino-americano da depressão e em quinta posição no mundial, segundo dados da organização Mundial da Saúde (OMS).

Existem tratamentos eficazes para depressão moderada e grave. Profissionais de saúde podem oferecer tratamentos psicológicos, como ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal ou medicamentos antidepressivos. Os provedores de saúde devem ter em mente a possibilidade de efeitos adversos associados aos antidepressivos, a possibilidade de oferecer um outro tipo de intervenção (por disponibilidade de conhecimentos técnicos ou do tratamento em questão) e preferências individuais. Entre os diferentes tratamentos psicológicos a serem considerados estão os individuais ou em grupo, realizados por profissionais ou terapeutas leigos supervisionados.

O Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini-RS, no primeiro semestre realizou 960 internações, com uma média mensal de 160, todas realizadas pelo SUS, Sistema único de Saúde.


Foto: Reprodução
Redator: Maico Borges
Contato: (53) 999628706 - Whats.