17/11/19

Projeto que propõe que idosos e deficientes recebam vacinas em domicílio irá à votação na câmara

Está em pauta na casa Legislativa, o projeto de Lei 64/2019, de autoria do vereador Manoel Osório Teixeira Rodrigues, do progressistas, que dispõe sobre o direito à vacinação domiciliar de pessoas idosas e pessoas com deficiência motora e dificuldade de locomoção no âmbito do município de Piratini.


As solicitações da vacinação a domicílio serão realizadas na secretária de saúde, onde terá um cadastro com nome de todos os idosos ou pessoas com deficiência, seu domicílio, telefone e o nome da pessoa que solicitou o atendimento, quando for o caso. O atendimento na casa do paciente será realizada por agentes de saúde do município.

As vacinas a serem aplicadas dentro do programa são: Vacina contra Gripe (Influenza) vacina contra a pneumonia (pneumococo) vacina contra tétano (Duplo adulto) e vacinas tornadas obrigatórias, eventualmente por força da lei. Serão beneficiados com a lei aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, pessoa com deficiência motora com caráter permanente, comprovado através  de laudo médico. 

A vacinação seria executada prioritariamente no período de campanha de vacinação fixado pelo Poder Executivo. Segundo a justificativa, a vacinação é um método preventivo eficaz para se evitar diversas doenças, porém as difíceis situações enfrentadas pelas pessoas idosas e deficientes físicos têm dificultado ou impedido o acesso a esse serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com o objetivo de facilitar o atendimento e alcançar a meta de vacinação de Piratini, o vereador apresentou o projeto que instituiu o programa de vacinação à domicílio" Destacou Manoel Rodrigues.
O Projeto de Lei  ficará a disposição da casa Legislativa nos próximos dias para votação.
Piratini News.