26/08/20

Corsan emite nota de esclarecimento após críticas das condições da água

Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) emitiu uma nota de  esclarecimento na última Segunda-feira (24) sobre as condições da água no Município de Piratini-RS. A Companhia repudiou as colocações deferidas pelo pré-candidato a Prefeito (PTB) Marcial Lucas Guastucci (macega).


Corsan emitiu a nota após o pré-candidato a Prefeito ter divulgado em sua rede social um vídeo na última semana falando sobre as condições da água no Município,"O maior problema que o município apresenta" falou macega. 

Em nota, a corsan diz que atende todos os padrões pré-estabelecidos pela AGERGS, ANVISA e Ministério da Saúde, seguindo a determinação da portaria, PRT MS/GM 2914/2011, Art. 1º. 


Confira a nota emitida pela Companhia Riograndense de Saneamento sobre o acontecimento.


Nota de Esclarecimento Público


Viemos através deste esclarecer e repudiar algumas colocações deferidas pelo Pré-Candidato Marcial Guastucci (Macega) a respeito da CORSAN durante seus vídeos, publicado em 20 e 22 de agosto de 2020, no Facebook. O mesmo refere-se de forma errônea e ofensiva, deturpando a imagem da Instituição CORSAN e também o trabalho sério realizado em vários municípios do Estado, inclusive Piratini.


Com relação a qualidade da água, mencionada em suas publicações, informamos que a mesma atende todos os padrões pré-estabelecidos pela AGERGS, ANVISA e Ministério da Saúde, seguindo a determinação da portaria, PRT MS/GM 2914/2011, Art. 1º. São realizadas diversas análises diárias de monitoramento e controle no laboratório local da Corsan, complementando com análises mensais no laboratório central da Corsan em Porto Alegre.


É de conhecimento de todos, que no municio de Piratini não há tratamento de esgotamento sanitário, a Corsan compreende a importância deste tema a nível de saúde pública e vem expandindo de forma vigorosa esse sistema nos Municípios em que atua, sendo que em Piratini compreende, por contrato, somente o Tratamento de Água. Foi proposta em meados de 2008 (época da assinatura do Contrato) ao município de Piratini a construção e operação do sistema de esgotamento sanitário para o município; porém, as autoridades locais que representam a população, que estavam exercendo seus mandatos na câmara municipal de vereadores, optaram por não aderirem a este sistema, alegando que a população não teria capacidade para manter a taxa de tratamento de esgoto cobrado pela Corsan.


Em relação à localidade residencial localizada após a Ponte do “Passo”, a CORSAN juntamente com a Prefeitura Municipal já está trabalhando, fazendo as obras necessárias para extensão de rede para essa população; inclusive, no momento estamos em obra na Av. Seis de Julho, substituindo a rede até a ponte do “Passo” para atender aquela localidade. A Corsan segue diversas leis e determinações municipais e estaduais para construir suas redes de abastecimento de água e, na localidade em questão, havia irregularidades, o que ocasionou a lentidão no processo.


A Corsan vê os comentários do pré candidato “Macega” com estranheza, visto que o mesmo já foi assessor jurídico do município e é atualmente vereador no mesmo, sendo que o mesmo deveria ter conhecimento dos temas abordados e não fazer falsas afirmações sem embasamento legal ou provas concretas. A Corsan é uma empresa séria e comprometida com seus usuários e não admite ser difamada para campanhas políticas mediáticas e difamatórias.


Colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos.


ATT...

 CORSAN DE PIRATINI.