10/08/20

Lockdown em Piratini está descartado no momento, garante Secretário de saúde

 Circula nas redes sociais já alguns dias sobre um suposto decreto de lockdown no Município de Piratini, o secretário de saúde descartou essa possibilidade no momento, porém isso dependerá dos números de infectados pela covid-19 nos próximos dias no Município e da disponibilidade de leitos em Pelotas e Rio Grande, nossos municípios de referência.


A reportagem do Piratini News recebeu inúmeras mensagens sobre o suposto lockdown, desta forma entramos em contato com o Secretário Fernando Taddei, conforme Taddei, para adotar essa medida mais rígida só quando as demais medidas se esgotarem, caso o Município apresentar um número elevado de casos e não houver mais recursos de hospitalização em leitos de UTI, poderá sim adotar o protocolo de lockdown.


Piratini retornará para a Bandeira Vermelha nesta 14° rodada no distanciamento controlado, o decreto Municipal deverá ser publicado nas próximas horas com algumas alterações nos protocolos de distanciamento controlado. Como Piratini registra um paciente internado em enfermaria não poderá adotar critérios da Bandeira laranja.


A partir desta rodada no distanciamento controlado algumas alterações foram realizadas para protocolos de Bandeira Vermelha. Com as alterações, os restaurantes sem autosserviços funcionarão com público de segunda a sexta das 10h às 16h, Sábado e domingo sem público no sistema pegue e leve, drive-thru e tele entrega também no mesmo período de horário. Também sofreu alteração o comércio varejista não essencial, estes funcionarão com atendimento ao público somente de quarta a sábado das 10h às 16h respeitando o teto de ocupação, já outros dias sem atendimento ao público, somente com tele entrega e drive Trhu.


Nos moldes anteriores na Bandeira vermelha ás igrejas tinha até 30% de capacidade de público, agora somente 10% de público e padarias poderá funcionar das 08h às 16h, e outros dias por pague leve e tele entrega.


O município de Piratini registra 23 casos confirmados, destes vinte e três, quinze são considerados recuperados, registra um óbito e mais de trinta pessoas seguem sendo monitoradas pela equipe epidemiológica, o boletim de domingo (9) registra três suspeitos aguardando resultado de exame.


Piratini News