24/08/20

Piratini segue com os protocolos da Bandeira laranja

 A Prefeitura de Piratini publicou um novo decreto na manhã desta Segunda-feira (24) reiterando os protocolos de bandeira laranja no distanciamento controlado. O município seguirá com as mesmas medidas adotadas na semana passada através do plano regional estruturado pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). 



Nesta 16° rodada do distanciamento controlado, 12 das 21 regiões ficarão com a bandeira vermelha. Às áreas de Lajeado e Santa Cruz do Sul apresentaram aumento de contaminação nesta semana e foram classificadas como alto risco para coronavírus. Já Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara, Capão da Canoa, Santo  Ângelo, Santa Rosa, Palmeiras das Missões, Passo Fundo e Pelotas permanecem em bandeira vermelha nesta rodada. Nenhum município gaúcho teve recurso deferido nesta rodada.


Na rodada 16°, às 12 regiões em bandeira vermelha agregam 302 municípios, com  7.719.002 habitantes, isso representa 68,1% da população gaúcha. Dentre elas, 130 cidades, que possuem 613.419 habitantes (5,4% da população) poderão adotar medidas da bandeira laranja por não registrarem hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores à apuração, exemplo de Piratini-RS.



Os Municípios referentes às regiões com bandeira vermelha podem adotar medidas mais brandas, isso é possível através de um plano estruturado apresentado pela Associação dos Municípios da Zona Sul ao Governo Estadual que permite uma gestão mais autônoma dos municípios no distanciamento controlado.


Nesta Segunda-feira, o Rio Grande do Sul ultrapassou 3,1 mil mortes por coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o território gaúcho chegou na marca de 3.102 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia e totaliza 109.953 casos confirmados da doença em 97% do Estado. Piratini contabiliza 30 casos confirmados, um óbito, 25 recuperados e nenhum suspeito aguardando resultado do exame.



O comércio seguirá com suas atividades respeitando todas as medidas de prevenção contra o Covid-19 e distanciamento Social. A classificação é válida de 25 à 31 de agosto.




Piratini News.