15/12/20

Município de Piratini continuará com protocolos de bandeira vermelha

A Prefeitura de Piratini publicou um decreto na manhã desta terça-feira (15) adotando o plano regional estruturado pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Mesmo com a região R21, de Pelotas, ter sido classificada em Bandeira preta, o município de Piratini poderá adotar os protocolos de bandeira vermelha. A classificação é válida entre 15 e 21 de dezembro.

 Foto: Maico Borges

O decreto Municipal recepciona a classificação de Bandeira Preta, seguindo os protocolos definidos para vermelha para a região de Pelotas, conforme cogestão permitida pelo Plano Regional de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus, cuja adesão foi autorizada pelo Decreto Municipal n° 260/2020 e dá outras providências.

REGIÃO ADOTARÁ A COGESTÃO 

Mais uma vez, as prefeituras da região de monitoramento R21 vão adotar a cogestão regional dentro do modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul e poderão usar os  protocolos da bandeira vermelha, mesmo com a classificação final confirmatória da bandeira preta no mapa definitivo. O documento complementar foi aprovado e publicado nesta segunda-feira (14) no site da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Aprovada por maioria dos chefes do Executivo da Azonasul, a Cogestão é uma ferramenta evolutiva em busca do equilíbrio de ações. Através dela, é possível que os gestores municipais analisem suas realidades e adequem os decretos municipais, podendo usar medidas mais restritivas em pontos críticos e permitindo que algumas atividades operem, com cautela e em conformidade com os protocolos da bandeira vermelha. Nesta terça-feira, todas as Prefeituras devem amanhecer com os decretos novos abordando a Cogestão e anunciando os referidos protocolos.

“ De forma alguma estamos relativizando a pandemia, muito pelo contrário, estamos em alerta máximo e vamos reforçar as fiscalizações para coibir aglomerações e assegurar o cumprimento integral das regras sanitárias”, disse o presidente da Azonasul, Luis Henrique Pereira da Silva, prefeito de Arroio Grande. O presidente também chamou atenção para o esgotamento da capacidade hospitalar e o grande número de casos e internações em leitos de UTI pela doença, o que na opinião dele, demandam cuidados ainda mais extremos dos gestores regionais. 

 “O município de Piratini continuará nesta 32ª rodada do distanciamento controlado com os protocolos que vem sendo adotados há semanas, porém, caso os números de infectados voltem a subir, poderá haver restrições mais rígidas nos próximos dias”, Diz o Secretário de Saúde Fernando Taddei.

 Com permanência dos protocolos de bandeira vermelha, os bares, Restaurantes, Lancherias, Pubs e Pizzarias poderão funcionar com atendimento presencial até às 22h00min, sema utilização de música ao vivo ou live, observado o distanciamento mínimo de 02 (dois) metros entre as mesas para grupos de até 06 pessoas, clientes deverão permanecer sentados. Fica permitida a utilização de som ambiente e serviço de tele entrega é permitido até às 23 horas.

 As lojas de conveniências dos postos de combustíveis e as academias de ginásticas poderão funcionar até às 22h.

 Parágrafo único - São de cumprimento obrigatório pelas lojas de conveniências dos postos de combustíveis a vedação da permanência de clientes no interior dos respectivos ambientes além do tempo necessário para a compra de alimentos e outros produtos e a proibição de aglomeração de pessoas nos espaços de circulação e nas dependências dos postos de combustíveis e suas lojas, abertos ou fechados.

 Fica proibida a permanência de pessoas em locais públicos, tais como, praças, palanque, parques, camping, centro de eventos, ginásios, campos de futebol, e assemelhados, admitindo-se apenas as movimentações de natureza transitória ou para fins de prática de atividade física, desde que de forma individual ou em duplas.

 Ficam suspensas as atividades relacionadas ao futebol ou pádel, sendo proibidos jogos e treinos e afins no território do Municipal.

Fica proibido todo e qualquer evento realizado em local fechado ou aberto, público ou privado, independente de sua característica, condições ambientais, tipo do público, duração, tipo e modalidade do evento em todo o território municipal.

 

Fonte: Piratini News