A Secretaria Municipal de Saúde de Piratini iniciou na tarde desta terça-feira (19) a primeira etapa de vacinação contra a covid-19. As três primeiras doses foram aplicadas em três profissionais de saúde na linha de frente.
Foto: Maico Borges - Piratini News
As primeiras 150 doses destinadas para o município nesta primeira etapa serão aplicadas apenas em profissionais de saúde com maior exposição, como os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), técnicos, do hospital, enfermeiros, higienizadores, motoristas de ambulâncias e postos de saúde, bem como profissionais que aplicam testes em farmácias e laboratórios.
Escolhida para simbolizar o momento histórico, a enfermeira Fernanda Fernandes, representando a Coordenação de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição e também a coordenação de equipe Epidemiológica, foi a primeira pessoa ser imunizada com a vacina Coronavac em Piratini.
A Secretária de Saúde do município Gerusa Porto, classificou esse momento como “especial e muito importante”. Porto afirmou que nesse primeiro momento foi possível atingir o objetivo inicial, que era de vacinar os profissionais de saúde na linha frente e também os que tem contato direto com contaminados e locais infectados.
Em entrevista ao Piratini News, a Secretária salientou que é muito importante a população seguir os protocolos de enfrentando a Covid-19 e enalteceu que é preciso a segunda dose da vacina daqui aproximadamente trinta dias para que os já imunizados possam obter a imunidade desejada.
Piratini News