Foto: Reprodução internet |
Os primeiros beneficiados serão os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, ou seja os que estão tendo contato direto com pessoas ou ambientes contaminados.
Cabe salientar que as doses estão sendo enviadas gradativamente e que os municípios estão seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde e governo do estado, através do Plano Estadual de Vacinação contra o COVID- 19 do Rio Grande do Sul.
A previsão para o início da vacinação é hoje a noite e por meio de mutirão de profissionais da saúde que se encontrarão no Posto Central administrando as primeiras doses para os profissionais de saúde selecionados.
Frisamos que as decisões estão sendo tomadas em equipe e com a ajuda do COE Municipal, todas baseadas no Plano Estadual de Vacinação supra citado.
Sabemos que é um momento de comemorar este grande passo e ao mesmo tempo pedimos a compreensão quanto as etapas e grupos prioritários. Esperamos e estamos trabalhando incansavelmente para que estes, tenham acesso a vacina brevemente conforme determinação do Ministério da Saúde.
É importante também informar a comunidade que a vacina, até o momento, é contraindicada a menores de 18 anos e gestantes .
A medida que forem surgindo novas informações, seguiremos transmitindo a população com a maior transparência possível.
Atenciosamente Gerusa Farias Porto
Secretária Municipal de Saúde