30/03/21

Jimmy pede implantação do programa de habitação popular “casa Verde e Amarela” em Piratini

A Câmara de vereadores de Piratini aprovou por unanimidade na segunda-feira (29) um requerimento de autoria do vereador e líder de bancada do MDB Jimmy Carter, que pede a implantação do programa de habitação popular "casa Verde e Amarela" no âmbito do município de Piratini. O principal objetivo da demanda é fazer com que o município venha aderir ao programa para dar assistência as pessoas de baixa renda.
Jimmy Carter levou a pauta pessoalmente ao Secretário de Habitação e Planejamento Daniel Morales de Moura e também espera contar com o apoio do Executivo Municipal para a implantação, ou seja, a inscrição, do município no programa habitacional que beneficiará muitas pessoas que sonham em ter uma casa própria, mais devido a renda baixa não podem adquirir seu imóvel.

O Programa Casa verde amarela é o programa de habitação popular criado pelo governo federal que visa o conjunto de iniciativas sociais planejados para ocorrerem durante os próximos anos, buscando estender o acesso da população de baixa renda as condições que eles permitem adquirir sua "casa própria" de acordo com as qualidades previstas em lei.


O surgimento de um programa habitacional com vertentes similares a minha casa minha vida visa delimitar o processo de melhoria dos aspectos críticos identificados em seu antecessor (tais como residências construídas em áreas sem infraestrutura e ausência de documentação que atestavam a regularidade do imóvel, e, a diminuição das taxas de juros).


O funcionamento da casa verde amarela acontecerá através de três modalidades: financiamento de imóveis, regularização fundiária e reformas de obras.

As principais diferenças identificadas entre dois programas habitacionais recentes encontram-se no aprimoramento de práticas que se mostram ineficientes durante a inscrição do minha Casa minha vida.


A construção de milhões de habitações em locais ermos do Brasil dificultou o acesso às casas e disponibilizadas anteriormente bem como a falta de documentação em decorrência do cumprimento das etapas de validação das construções e regularidade do terreno.


Outro ponto que chama atenção é a prática diferenciada de taxas de juros para regiões norte e nordeste que possuem a grande maioria da sua população enquadrada nos primeiros grupos que serão contemplados nesse programa.



Piratini News