29/04/21

ATENÇÃO: Larvas do mosquito da dengue são encontradas em Piratini

Confira a nota emitida pela Secretaria de Saúde de Piratini. Link da nota

Agentes de Combate à Endemias da Prefeitura de Piratini localizaram, pela PRIMEIRA vez em Piratini, uma larva do mosquito transmissor da dengue durante verificação de rotina em armadilha localizada no Bairro Cancelão. A larva foi encontrada no dia 27 de abril e a confirmação de que se tratava da larva do mosquito Aedes Aegypti se deu hoje dia 29/04/2021. Agentes da Vigilância em Saúde Municipal atuarão num raio de 300 metros do local onde a larva foi encontrada, fazendo vistorias e orientando os moradores de residências e estabelecimentos sobre os procedimentos e cuidados que devem ser adotados para evitar a presença do vetor.

Combate ao mosquito transmissor


O surgimento de larvas é sinal de alerta para que a população adote cada vez mais medidas visando combater a presença do mosquito transmissor do vírus. A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contraia a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é mais grave e pode levar à morte. A Prefeitura orienta, desde já, a importância dos cidadãos adotarem alguns hábitos que ajudam a prevenir a presença do vetor. Importante destacar que o Aedes aegypti é o vetor (transmissor) da febre amarela na área urbana, e ontem o Estado declarou emergência em saúde Pública decorrente da doença.

A Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde estão atentas...

O combate à dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda a população. O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias, como água parada limpa ou pouco poluída. A conscientização da população e a tomada de medidas preventivas, como a limpeza frequente de quintais e terrenos baldios é fundamental para eliminarmos os criadouros deste vetor!

Fiquem atentos... Vamos manter todo o cuidado necessário!!



Fonte: Secretaria Municipal de Sáude