![]() |
| Foto: Divulgação Prefeitura de Piratini |
Estamos comemorando nesse ano de 2021 os 200 anos de Anita Garibaldi, personagem marcante na história do Estado, os festejos farroupilhas destacam a valorização da mulher gaúcha, de sua bravura, força e coragem, tão bem representados por essa heroína que deixou seu legado.
Na abertura do ato, nas margens do rio Jaguarão, o prefeito municipal Favio Telis, o coordenador da 21ª RT, Milton Sérgio Ribeiro Vaghetti e a idealizadora do evento, Silvânia Affonso manifestaram-se fazendo referência ao evento, a importância das mulheres e dando boas vindas a todos que integraram a solenidade que simboliza o início das atividades de comemorações na Semana Farroupilha.
A geração da Chama Crioula aconteceu no período da manhã, dentro da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, quando foi apanhada uma centelha de uma vela que se encontra no altar. As margens do rio Jaguarão foi preparada uma linda cerimônia, que teve a coordenação da tradicionalista Silvania Affonso. Mulheres que exercem diferentes profissões foram convidadas a participar do cenário, simbolizando o tema instituído pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para o ano de 2021 – Bicentenário de Anita Garibaldi.
No período da tarde as atividades tiveram como palco, o Parque do Sindicato Rural de Jaguarão, quando as centelhas da Chama Crioula foram distribuídas às comitivas que ali estavam, representando seus municípios. Piratini, Arroio Grande, Canguçu, Herval, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado e Jaguarão receberam a centelha da Chama Crioula para ser conduzida para suas comunidades e darem início a Semana Farroupilha.
O evento cumpriu rigorosamente todos os protocolos sanitários com relação a prevenção da Covid-19 e deixou em todos os presentes, uma sensação ainda mais forte, do orgulho de ser Gaúcho.
Fonte: Prefeitura de Piratini
