19/10/21

Cerca de 80 ciclistas participam de evento com saída da Casa de Garibaldi

Patrimônio histórico e esporte estiveram integrados neste domingo(17) durante a largada do 1° Passeio Ciclístico de Ecoturismo que aconteceu em frente à Casa de Garibaldi, em Piratini. Cerca de 80 participantes se reuniram na manhã de domingo(17), no local que foi morada de Giuseppe Garibaldi e Luigi Rossetti e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


O evento reuniu ciclistas da região, que percorreram 20 quilômetros passando pelo centro da cidade, sede da Empresa Agropecuária Fertilia - onde ocorreu um passeio ecológico no interior da propriedade - encerrando na quadra poliesportiva Rubi Stark, no Bairro Cancelão. Segundo a secretária Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Ana Caroline Pereira Caetano, o evento foi um sucesso e atingiu o objetivo de integração da comunidade e valorização das riquezas culturais da eterna capital farroupilha. “Ficamos muito satisfeitos com o público e tivemos uma grande presença feminina entre os atletas, o que é muito positivo”, resume.

OBRA - A arquiteta Helenice Macedo do Couto, responsável pelo projeto de restauro da Casa de Garibaldi, acompanhou a largada do passeio e explicou aos interessados detalhes sobre o cronograma de obras do prédio. “São várias ações para recuperação deste valioso patrimônio, incluindo a remoção de forros de madeira, a demolição de alvenaria, até a retirada de portas e pisos – todos elementos devidamente catalogados”, destacou. As obras prosseguem até o final do ano. A iniciativa conta com R$ 317 mil em recursos da Corsan em mais um passo na preservação de um dos mais significativos conjuntos históricos do Rio Grande do Sul.



Fotos: Daniela Xu
Gabriela Mazza