31/01/22

Município de Piratini decreta situação de emergência em função da estiagem

Foto: Daniel Morales

Em virtude da estiagem que vem assolando o município de Piratini, e após levantamento e laudos técnicos efetuados pela EMATER, Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, o prefeito Marcio Manetti Porto, decretou na sexta-feira 28 de janeiro, através do Decreto Municipal 16/2022, Situação de emergência em toda área rural do município.


Com baixo índice de chuva nos últimos meses, na agricultura os mais afetados são os plantadores de soja, milho e fumo. Além disso, a bacia leiteira também foi sofreu impacto devido à falta de vegetação e aguadas. Hoje os prejuízos giram em torno de 85 milhões de reais.


Conforme o Secretário de Cidadania e Assistência Social Daniel Morales, a falta de chuva afetou mais parte do segundo e terceiro distrito de Piratini. Salientou também, que à água entregue na cidade pelo caminhão pipa faz parte de um regulamento do loteamento, e não pela estiagem que assola o município.


Seguindo os trâmites necessários, o processo de decretação foi encaminhado para homologação estadual e posteriormente seguirá para reconhecimento federal, o que caso seja confirmado pelos chefes dos poderes, possibilitar o município pleitear recursos.



Piratini News