Na última sessão ordinária transcorrida na câmara de Vereadores de Piratini, foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 42/2022 que cria a Casa de Cultura Garibaldi. O referido projeto proposto pela vereadora emedebista Cleusa Antunes Manetti, tem por finalidade incentivar o desenvolvimento de políticas ligadas ao setor cultural e proporcional para a cidade e turistas mais um ponto turístico na primeira capital Farroupilha.
Além do incentivo a cultura, o projeto busca também promover o desenvolvimento sociocultural do município e desenvolver e aprimorar habilidades culturais dos cidadãos. O projeto procura criar espaço de promoção das artes e projetos multidisciplinares.
A Casa de Cultura terá como sede a antiga morada de Giuseppe Garibaldi e Luigi Rossetti, localizada na Rua Bento Gonçalves, centro da cidade. Tombada em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é um exemplar da arquitetura colonial brasileira. A casa foi órgão oficial da República Rio-grandense de 1837 até janeiro de 1839. O local também foi sede do Jornal O Povo.
Em julho de 2021 a casa começou a receber um processo de restauro na recuperação de forros, pisos, alvenaria e toda instalação predial. O trabalho foi coordenado pela arquiteta Helenice Macedo do Couto e o projeto integral está orçado em R$ 1,2 milhão e contempla a revitalização total do prédio e a criação do Centro Cultural Piratini - espaço multicultural de preservação da memória cultural Farroupilha.