18/08/22

Centelha do Fogo Simbólico da Pátria chega em Piratini nesta quinta-feira

Chegada da Centelha em Piratini - Foto: Redação

Na manhã desta quinta-feira (18), por volta da 10h40 mim chegou no município de Piratini a Centelha, através da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, conduzida pela Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do (AVEAPE-RS), o Sr. Luis Carlos Weber da Silva - Sr. Oscar de Oliveira Ramos Neto e o Sr. Fabrício knorr, além do apoio da força Aérea  de Canoas.

Neste ano o tema Nacional marcará o Bicentenário da Independência, ou seja, os 200 anos de Independência de Portugal. O prefeito Marcio Porto recebeu das mãos do veterano Knorr a Centelha, 
no qual fica no Município até dia 7 de setembro, dia que comemoramos a Independência do Brasil, momento que o fogo é extinto.

Agora a Centelha fica na Secretaria de Cultura e Turismo instalada no prédio do Museu Histórico Municipal Barbosa Lessa 
até o dia 1º de setembro, data que se inicia a Semana da Pátria. No dia da abertura do evento a Centelha será conduzida até a Pira localizada na Praça Inácia Machado da Silveira (palanque), onde se transforma em Fogo Simbólico da Pátria, ficando acesa até dia 7 de setembro. 

 
Todos os anos a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, difunde temas de interesse nacional e da sociedade, uma vez que o fogo também representa o saber e o conhecimento. É de vital importância, pois, resgata o senso cívico e o orgulho de ser brasileiro.

A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem, desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da semana da Pátria, prestando um culto à Pátria e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.


Piratini News