29/10/22

Piratini: Promotoria de Justiça fará expediente extraordinário neste final de semana de 2° turno de eleições para intensificar a fiscalização e atender ocorrências

Foto: Promotoria de Justiça da Piratini/Yasmin Pereira

Piratini: Promotoria de Justiça fará expediente extraordinário neste final de semana de 2° turno de eleições para intensificar a fiscalização e atender ocorrências


Em razão do segundo turno das Eleições 2022, a sede da Promotoria de Justiça da Piratini, excepcionalmente, estará aberta neste final de semana, 29 e 30 de outubro de 2022, no sábado das 12h às 17h e no domingo das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, para atendimento presencial ou pelos telefones (53) 3257-1190/ (53)3257-1703/ (53) 99972-9311. Fora dos horários referidos, o contato pode ser feito pelo telefone de plantão, (53) 99972-9311.

Destaca-se que, em auxílio à Justiça Eleitoral, a atuação do Ministério Público busca garantir um pleito tranquilo e com pronta intervenção nas ocorrências eleitorais mais comuns (boca de urna, transporte e alimentação de eleitores, compra de votos, impedimento ou embaraço ao exercício livre do voto, tumulto nas seções eleitorais, etc).


Ressalta-se também que a manutenção das bandeiras ou windbanners partidárias ou que remetam à candidatos apenas podem ser mantidas em via pública até as 22h do sábado anterior ao pleito (29 de outubro).

No dia da eleição, somente é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor revelada pelo uso de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e máscaras.

É vedado o porte de aparelho celular, máquinas fotográficas ou equipamentos similares na cabine de votação, e a mesma vedação se estende à aproximação a menos de 100 metros dos locais de votação com armas de fogo, salvo integrantes das Forças de Segurança.

No caso de qualquer dificuldade, dúvida, defeito ou problema por ocasião da votação é aconselhável ao eleitor imediatamente reportar o fato aos mesários para que busquem solucionar o problema e o consignem em ata, se for o caso.

Por fim, o Ministério Público Eleitoral, na pessoa de sua Promotora Eleitoral, Dra. Maria do Rosário Ribeiro Rodrigues, reitera solicitação aos eleitores que respeitem as escolhas pessoais dos demais eleitores, bem como suas manifestações individuais, a fim de que se preservem os princípios democráticos e que as eleições de 2022 corram de forma pacífica, com tolerância, respeito, diálogo e união em favor da paz.


Fonte: Promotoria de Justiça da Piratini/Yasmin Pereira