24/04/23

RS: Brigada Militar forma 675 novos soldados

Foto: Brigada Militar

RS: Brigada Militar forma 675 novos soldados



A Brigada Militar realizou, na manhã desta quinta-feira (20/4), quatro cerimônias para formar 675 novos soldados que concluíram o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). Os eventos foram realizados simultaneamente, às 10h, em Porto Alegre, Montenegro, Osório e Santa Maria. Os novos policiais militares serão incorporados aos batalhões e comandos da BM e reforçarão a segurança pública gaúcha nos próximos dias.


Entre os formados, são 587 homens e 88 mulheres. Do total, 264 fizeram o curso em Montenegro, 176 tiveram formação em Porto Alegre, 120 foram qualificados em Santa Maria e 115, em Osório. Entre os novos policiais militares, aproximadamente 26% são de fora do Rio Grande do Sul. Há representantes de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal.


Os novos soldados foram aprovados pelo CBFPM 2021/2022, concurso para provimento de vagas cujo edital foi lançado em 2021, e as provas e seleções aconteceram em 2022. A formação começou no dia 1º de agosto de 2022, após nomeação no início de julho do ano passado. Ao todo, foram 1745 horas de aula, divididas em três módulos, com encontros presenciais e na modalidade de Educação à Distância (EAD) em ambientes virtuais de aprendizagem.


Entre as disciplinas formativas, foram contemplados temas como Uso da Força e da Arma de Fogo, Direito Penal, Ética e Cidadania, Relações Humanas, Suporte Básico da Vida em Urgências e Emergências e Mediação de Conflitos. Além delas, os novos PMs também participaram de estágios supervisionados, nos quais foram empregados no policiamento ostensivo de municípios como Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Santa Maria e Gramado.


Em Porto Alegre, a solenidade contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Em sua fala, o governante destacou a responsabilidade para com a sociedade gaúcha e o senso de missão que envolve o serviço público. "Quando a gente escolhe estar no serviço público, não escolhe apenas uma vaga de emprego. Somos todos remunerados legitimamente pelo trabalho que prestamos, mas escolhemos mais do que uma vaga de emprego: é uma missão, a partir de uma vocação que cada um tenha para servir à sociedade", pontuou.


O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, destacou a inserção dos novos policiais no contexto do programa transversal de segurança do Estado. "Trabalhem sempre naquilo que hoje é uma marca do programa RS seguro: a integração. Ela é um caminho sem volta aqui no estado. É uma nova forma de atuar. Trabalhem sempre integrados com a Polícia Civil, o IGP, o Corpo de Bombeiros, com a Polícia Federal, com a Polícia Rodoviária Federal, com o Poder Judiciário e com o Ministério Público", destacou.


Já o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, abordou o papel dos novos policiais na proteção da comunidade e na melhoria da sensação de segurança da população. "Essa será a missão de vocês: proteger a sociedade a qualquer preço. Proteção, essa, que deve resultar, acima de tudo, na paz e na tranquilidade para que qualquer cidadão possa usufruir dos seus direitos constitucionais, contribuindo com o desenvolvimento e a qualidade de vida em nosso estado", afirmou.

Foto: Brigada Militar

Foto: Brigada Militar

Foto: Brigada Militar

Foto: Brigada Militar


Fonte: POR EQUIPE DA PM5 - COMUNICAÇÃO SOCIAL DA BRIGADA MILITAR