23/05/23

3ª Região Militar aceita proposta e jovens piratinienses prestaram serviço militar em Dom Pedrito

Foto: Glaiton Ávila

3ª Região Militar aceita proposta e jovens piratinienses prestarão serviço militar em Dom Pedrito


Na semana passada na Capital do estado, o Coordenador da Junta Militar de Piratini, Glaiton Ávila, juntamente com o vereador Jimmy Carter, se reuniram com o Major Forquim, responsável pela 3ª Região Militar (3° RM), e, lideranças do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), para viabilizar a transferência dos jovens piratinienses que forem servir ao Exército brasileiro para o quartel de Dom Pedrito.  Até então, por uma decisão da 3ª Região Militar, todos selecionados iriam prestar serviço militar em Santana do Livramento.

Por haver inúmeros quartéis militares e baixo número de moradores na Região da Fronteiro, situação que é inversa na região Metropolita, na qual inclui Piratini, e pela necessidade de suprir a falta de miliares, a 3ª Região Militar tomou a decisão de transferir todos os jovens Piratinienses que forem prestar o serviço militar para Santana do Livramento, já neste ano. São aproximadamente 270km de distância entre os municípios, situação essa que mobilizou o empenho do gabinete do vice-prefeito, Juntar Militar e lideranças em buscar uma solução que pudesse reduzir a distância para facilitar a locomoção e diminuir gastos das famílias.

Após ter conhecimento desta decisão, a Junta Militar conseguiu uma reunião através do Tenente-Coronel Zucco para discutir sobre a pauta. No qual foi fundamental o apoio para abrir as tratativas. Na semana passada, ocorreu um encontro com o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do estado, Vilmar Zanchin, além de reunirem-se no gabinete do vice-governador Gabriel Souza e deputado estadual Carlos Burigo (MDB).

As tratativas eram pela transferência para cidade de Dom Pedrito, há 200km de Piratini. Com intuito de reduzir a distância entre os jovens e seus familiares durante o período militar. A confirmação do pedido aconteceu 
 durante uma reunião com o 3° Comando Militar, em Porto Alegre.

Desta forma, os piratinienses que se alistarem em 2024 para o serviço militar em 2025 e forem escolhidos na Seleção Complementar, serão encaminhados para o município de Dom Pedrito. Vale lembrar que at
é o ano de 2022, os militares eram destinados para Bagé-RS.


Já quem se alistar neste ano e prestará o serviço militar em 2024, ainda serão encaminhados para Santana do Livramento.




Piratini News