27/07/23

AGERGS e ANEEL decidem por abertura de fiscalização sobre atuação da CEEE-Equatorial no Estado

Foto ilustrativa

AGERGS e ANEEL decidem por abertura de fiscalização sobre atuação da CEEE-Equatorial no Estado




A Conselheira-Presidente da AGERGS, Luciana Luso de Carvalho, se reuniu de forma virtual com integrantes da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica para expor a necessidade de ação fiscalizatória em relação aos serviços prestados pela CEEE Equatorial, reiterando a solicitação feita no mês de maio.

Com a presença dos Conselheiros Paulo Roberto Petersen e Alexandre Porsse, além do Diretor-Geral, Francisco de Araujo, e do Gerente de Energia e Gás Canalizado da AGERGS, Alexandre Jung, foram explicitadas as deficiências na prestação dos serviços da concessionária. Luciana Luso de Carvalho enfatizou a insatisfação generalizada com a CEEE-Equatorial, relatando o testemunho de prefeitos, vereadores e usuários. O Diretor-Geral da ANEEL não participou da reunião.

Alexandre Jung disse que houve descumprimento do plano de resultados, e que é preciso avançar nas ações regulatórias, passando à fiscalização da concessionária, que pode levar à aplicação de novas multas. Da mesma forma, se observa a degradação de conjuntos elétricos, atendimento deficitário, falha na comunicação e ineficiência na atividade de poda de árvores, um dos maiores causadores de descontinuidade do fornecimento.

Assim, em razão de todos os problemas relatados, a ANEEL acolheu a indicação da AGERGS para a fiscalização imediata dos serviços prestados pela CEEE Equatorial, em especial a continuidade do fornecimento de energia elétrica, que está em situação crítica, conforme evidenciado no período dos ciclones das últimas semanas.

Os Conselheiros Alexandre Porsse e Paulo Roberto Petersen cobraram ações de curtíssimo prazo, pois não é a primeira vez que este tipo de problema acontece, e a reação da Companhia frente à situação não corresponde ao esperado. Lembraram também que outros eventos climáticos severos estão previstos, e aparentemente se tornarão rotineiros.

À tarde, atendendo a uma convocação da AGERGS, o presidente da CEEE Equatorial esteve na sede da Agência para prestar informações a respeito da atuação da concessionária frente à situação de descontinuidade no fornecimento enfrentada após a passagem do ciclone.

Raymundo Bastos, acompanhado do Superintendente Comercial, Sergio de Andrade Oliveira, do Gerente de Regulação e Mercado, Lázaro Soares Filho, e do Gerente Jurídico, David Leal, foi questionado sobre o plano de contingência da empresa e quais medidas estão sendo adotadas para que os problemas não se repitam.

Durante a reunião, Alexandre Jung, Gerente de Energia e Gás Canalizado da AGERGS, expôs as deficiências encontradas na atuação da concessionária. Foram cobradas ações mais efetivas e um melhor planejamento para situações de emergência.

Luciana Luso de Carvalho cobrou uma comunicação mais eficiente da concessionária com os municípios, com os usuários e com a própria Agência. Segundo a Conselheira-Presidente, a falta de informações agrava a situação dos usuários.


Fonte: 
https://agergs.rs.gov.br/agergs-e-aneel-decidem-a-abertura-de-fiscalizacao-sobre-a-atuacao-da-ceee-equatorial-no-estado