23/03/24

Cerrito decreta situação de emergência após estragos causados por tempestade

(Foto: Celestino Garcia/JTR)


Cerrito decreta situação de emergência após estragos causados por tempestade




Na manhã de sexta-feira (22), o prefeito Douglas Silveira (Progressistas) assinou Decreto de Situação de Emergência devido às tempestades que atingiram o município na madrugada do dia anterior.

Após reunião realizada na sexta, no gabinete municipal, com secretários e gestores locais, Silveira anunciou medidas para amenizar os danos sofridos na cidade.

O município já fez um levantamento dos estragos. A estimativa é de que 250 famílias foram afetadas em todas localidades do interior, ficando sem energia elétrica e sem abastecimento de água potável. No perímetro urbano, algumas regiões ainda estão sem energia e equipes da CEEE Equatorial trabalham para restabelecer a energia nas próximas horas.

De acordo com a Prefeitura, o recesso escolar terá que ser adiantado para reforma das escolas da rede municipal que ficaram danificadas e precisam ser reestruturadas. Foram afetadas três escolas na Vila Freire, Alto Alegre e Passo do Santana, além da escola estadual doutor Adão Orlando Alves também na Vila Freire. Uma quadra poliesportiva na mesma localidade também teve dano total em sua estrutura.

Medidas adotadas

A Prefeitura irá distribuir durante as próximas horas, em conjunto com a coordenadoria da Defesa Civil Regional, água potável que será redistribuída nas localidades atingidas. A medida foi anunciada em visita do coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, Márcio Facin, que informou aos gestores municipais que irá auxiliar de todas as formas para amenizar as consequências dos estragos.

Na segunda-feira (25), a Defesa Civil entregará ao município 300 cestas básicas, oriundas da Defesa Civil estadual que, posteriormente, também serão entregues nas localidades do interior de Cerrito.

Técnicos da Emater/RS-Ascar também trabalham fazendo levantamento dos prejuízos constatados nas perdas do setor agropecuário, principalmente em plantações de milho. A partir da próxima semana o Exército Brasileiro prestará apoio no transporte de água potável para as localidades afetadas e auxiliar as equipes da Prefeitura nos trabalhos junto aos moradores.



Fonte: Celestino Garcia - Jornal Tradição Regional