20/07/24

Produtores de Piratini juntam-se à mobilização SOS Agro em Rio Pardo

Foto: Maico Borges

Produtores de Piratini organizam caravana e juntam-se à mobilização SOS Agro em Rio Pardo



Um grupo de 40 produtores rurais do município de Piratini organizaram uma caravana de ônibus e percorreram mais de 380 km até á Mesorregião do Estado, para juntar-se à mobilização SOS Agro RS. Uma outra comitiva com produtores da Cotrisul, no 3º Distrito também juntaram-se manifestação no parque de exposições da Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

A manifestação cobrou agilidade do governo federal para resolver o indevidamente dos produtores rurais, que há anos vem sofrendo com perdas nas safras por conta das estiagens ou excesso de chuvas. As principais reivindicações são o aumento no prazo para pagamento de dívidas para 15 anos e ampliação de linhas de créditos com juros baixos.

Segundo o Ministério da Fazenda a dívida dos produtores gaúchos passam dos 80 bilhões de reais em instituições financeiras.Uma medida provisório (MP) publicada nesta semana pelo governo federal garante um aporte de 600 milhões para os agricultores do Rio Grande do Sul, mais o montante ficou muito abaixo do esperado pelos produtores para sair desta situação crítica.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a afirmar que uma Medida Provisória do governo federal para repactuação das dívidas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes que atingiram o Estado pode ser publicada até o fim deste mês. A sinalização de Fávaro foi dada em conversa virtual com representantes do movimento SOS Agro RS, informou o Ministério da Agricultura, em nota.

Leite discursou durante o manifestação e se posicionou a favor dos agricultores

O governador do estado Eduardo Leite (PSDB) em seu discurso enfatizou que a ajuda que vem do governo federal até o momento é insuficiente e está muito distante das necessidades do povo gaúcho. Leite destacou, ainda, que o Rio Grande do Sul arrecadou, no ano passado, R$ 107 bilhões em impostos federais. Do total, apenas R$ 50 bilhões retornaram ao Estado. O governador insistiu que o pacto federativo precisa funcionar na prática.

Os produtores cogitam tomar a Praça da Matriz, em Porto Alegre, em protesto contra o eventual não atendimento de reivindicações encaminhadas ao governo federal. O governador juntamente com entidades ligadas ao movimento sinalizaram apoio a nova mobilização, se necessário.


AGRADECIMENTO:


Os produtores de Piratini prestam agradecimento à empresa Plantêcnica pelo patrocínio, além do apoio da Pampa Agropecuária, Abastecedora GKS, imobiliária Vinicius Bezerra, Panificadora Piratiniense e agricultores João Thomazi, Álvaro Nilton e Valdezir Coradini, por acreditar na causa e custear o valor do ônibus que percorreu mais de 600 km pelo Agro.



Piratini News