12/11/24

Polícia Civil prende indivíduo por tráfico de drogas em Pinheiro Machado/RS



Polícia Civil prende indivíduo por tráfico de drogas em Pinheiro Machado/RS



A Polícia Civil, por meio da DP Pinheiro Machado, sob a coordenação do Delegado Guilherme Fagundes Nunes, em ação conjunta com a Brigada Militar, prendeu em flagrante um dos Alvos da Operação RED LIST, após receberem informação de que o suspeito estaria desenterrando drogas.


Os agentes prontamente iniciaram diligências e lograram êxito em localizar o suspeito e a droga, balança de precisão e dinheiro.


Após os trâmites de praxe, o preso foi recolhido ao sistema prisional de Bagé.



Fonte: Delegacia Regional de Bagé

Pinheiro Machado: Mini Corte da Feovelha foi escolhida no domingo (10)



Pinheiro Machado: Mini Corte da Feovelha foi escolhida no domingo (10)




O Sindicato Rural de Pinheiro Machado inovou com a realização do primeiro concurso para escolha da Mini Corte da Feira e Festa Estadual da Ovelha - FEOVELHA, que chega a 41ª edição. O evento será realizado de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, no Parque Charrua.

As juradas Morgana Soares, Adriane Santos e Rosana Moraes tiveram a difícil missão de escolher as soberanas entre as 18 candidatas para compor a Corte Mirim. Receberam a coroa Laura Medeiros Rosa, Laura Pereira Pinto e Marina Santos Moura. Outra novidade foi a escolha de uma das candidatas por decisão dos internautas que tiveram dois dias para votar pelas redes sociais da Feovelha e do Sindicato Rural. A escolhida foi Manuela Zanetti.

Uma das coordenadoras do evento Vivian Alves agradece a participação de todas candidatas, das torcidas, da comissão organizadora e aos internautas que também tiveram a oportunidade de escolher uma candidata por votação, seguindo as regras determinadas pela comissão organizadora.


A nova corte irá integrar o grupo das soberanas adultas: Bethina Dias Henrique, Helena Alves Funari e Rayane dos Santos da Silva para divulgar a Feovelha.



Fonte: Sindicato Rural de Pinheiro Machado

Polícia Civil deflagra Operação Tombador em quatro municípios

(Foto - Policia Civil)

Polícia Civil deflagra Operação Tombador em quatro municípios



A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, com apoio da Draco e 2ª DP de Santa Cruz do Sul, Delegacias de Polícia de Santo Ângelo, Passo Fundo e São Miguel das Missões, deflagrou a Operação Tombador, com o objetivo de desarticular grupo criminoso atuante no roubo a implementos agrícolas em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Durante as investigações, que vêm ocorrendo há aproximadamente dez meses, verificou-se a existência de associação criminosa com atuação em todo o Estado, agindo no roubo a propriedades rurais. O “modus operandi” dos criminosos é o uso de violência física e grave ameaça com emprego de armas de fogo, invadindo propriedades rurais e subjugando famílias inteiras, sendo subtraídos implementos agrícolas. Estima-se que apenas no corrente ano o grupo tenha praticado ao menos quatro roubos nesta modalidade, nas cidades de Aceguá, Piratini, Pedras Altas e Canguçu.

(Foto - Policia Civil)

Em razão disso, a Autoridade Policial responsável pela Decrab de Bagé, Delegado Guilherme Fagundes Nunes, representou pela expedição de dez mandados de busca e apreensão, bem como seis prisões preventivas, o que restou deferido pelo Poder Judiciário da Comarca de Piratini, com parecer favorável do Ministério Público..

Na manhã desta terça-feira (12/11), aproximadamente 50 policiais deram cumprimento simultâneo às ordens judiciais em Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo e São Miguel das Missões, resultando na apreensão de vários objetos de interesse da investigação, como telefones celulares e um tanque de combustível com capacidade de 1000 litros, utilizado pelo grupo para abastecer veículos durante a fuga. Durante as diligências realizadas, um dos alvos foi preso e outro indivíduo foi surpreendido em flagrante delito por tráfico de drogas em Passo Fundo.

As investigações prosseguem até a responsabilização de todos que atuam em favor do grupo criminoso, estando a ação de hoje inserida num contexto de várias ações policiais que visam a manter a ordem e os baixos índices de crimes rurais no Estado, representando resposta Estatal às empreitadas criminosas.




Fonte: Polícia Civil

11/11/24

Justiça determina interdição de lar de idosos em Pedro Osório/RS

(Foto: Celestino Garcia/JTR)

Justiça determina interdição de lar de idosos em Pedro Osório/RS




Atendendo a uma solicitação do Ministério Público (MP), o Poder Judiciário determinou a interdição imediata da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Recanto da Paz, em Pedro Osório, na última sexta-feira (8), devido às graves irregularidades constatadas. 

A ação foi resultado de uma fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal em conjunto com agentes sanitários da 3º Coordenadoria Regional de Saúde e do MP. Entre as irregularidades constatadas estavam a superlotação, presença de residentes com menos de 60 anos, além de condições precárias de higiene e má alimentação, negligência na troca de curativos e quadro de funcionários insuficiente.

Durante a fiscalização, foi constatado que o lar, projetado para abrigar 12 idosos, estava com 17 residentes, sendo cinco deles em uma sala separada. Além disso, foi verificado que alguns residentes não se enquadram como idosos, tendo menos de 60 anos, e outros apresentavam deficiências mentais e físicas.

A diligência contou com o apoio das equipes da Assistência Social do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

O JTR esteve no local na sexta-feira e tentou entrar em contato com os proprietários do Lar de Idosos para obter esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas, mas não os encontrou. A equipe de reportagem localizou as equipes de atendimento do Cras realizando a limpeza do local e assistência aos idosos que ainda estavam no local enquanto aguardavam para serem removidos.

O local foi totalmente fechado no último sábado (9) e os proprietários do estabelecimento devem ser responsabilizados pela Justiça pelos supostos crimes cometidos, incluindo maus-tratos, exploração e violação dos direitos dos idosos.



Fonte: Jornal Tradição - Celestino Garcia

10/11/24

Acidente com óbitos no município de Capão do Leão/RS

Foto: reprodução Capão News

Acidente com óbitos no município de Capão do Leão/RS



Um acidente grave na Av 3 de maio, no bairro Jardim América, ocasionou duas mortes na manhã deste domingo, 10.


Um veículo invadiu a calçada e atropelou um ciclista, logo após se chocou contra a borracharia.


O motorista do veículo e o ciclista vieram a óbito no local.


A polícia e o corpo de bombeiros estão no local, mas as vítimas ainda não foram identificadas.




Fonte: Capão News

09/11/24

Grave acidente de trânsito deixa vítima fatal no centro de Piratini/RS

Foto: Redes sociais 

Grave acidente de  trânsito deixa vítima fatal no centro de Piratini/RS


Na tarde deste sábado 09.11.2024, um grave acidente de trânsito deixou uma vítima fatal no centro de Piratini/RS.

O acidente envolveu uma moto e um veículo de passeio nua Procópio Gomes de Freitas, travessa com Duque de Caxias.

Informações preliminares, o condutor da motocicleta não resistiu os ferimentos e veio a óbito.

Atos fúnebres:


NOTA DE FALECIMENTO  10/11/2024.

Mãe Eloisa Reyes, Irmão Marcelo, Cunhada Michele, Pai Carlos Alberto, Avõ, Tios, Primos  e demais familiares do sempre lembrado : LUCIANO GONÇALVES REYES.

Convidam  parentes e pessoas de suas relações e amizades para a cerimônia e sepultamento deste ente querido.

O corpo está sendo velado na Capela Municipal de Piratini e será sepultado hoje 10/11/2024 às 18:00 horas, no Cemitério Municipal de Piratini.

Pelo comparecimento os familiares antecipam agradecimento.

Noticiamos com pesar o falecimento do sempre lembrado : LUCIANO GONÇALVES REYES.

Os atos Fúnebres estão a cargo da Funerária São José de Piratini.





Piratini News

08/11/24

Polícia Civil deflagra operação "Red List" em Pinheiro Machado/RS

Foto - Polícia Civil

Polícia Civil deflagra operação "Red List" em Pinheiro Machado/RS




A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado, com apoio De todas as Delegacias que compõem a 9ª Região Policial (9ª DPR), bem como das Regionais de Rio Grande, Cachoeira do Sul, Camaquã, Santana do Livramento, Santa Maria e Pelotas e também da Brigada Militar – BP Choque e SUSEPE, deflagrou a operação “RED LIST”, com o objetivo de desarticular grupo criminoso atuante no tráfico de entorpecentes em Pinheiro Machado.

Durante as investigações que vêm ocorrendo há aproximadamente 09 meses, verificou-se a existência de diversos pontos de vendas de drogas em Pinheiro Machado, havendo também referência a possível disputa entre grupos rivais pelo domínio do comércio de drogas na cidade, inclusive com o uso de arma de fogo para intimidação de rivais e usuários.


Em razão disso, a Autoridade Policial responsável pela DP de Pinheiro Machado, Delegado Guilherme Fagundes Nunes, representou pela expedição de 37 mandados de busca e apreensão, bem como 04 (quatro) prisões temporárias, o que restou deferido pelo Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público.

Então, na manhã de hoje, aproximadamente 200 (duzentos) policiais deram cumprimento simultâneo às ordens judiciais em Pinheiro Machado, Pelotas e Bagé (Presídio Estadual), resultando na prisão de 09 (nove) indivíduos, bem como na apreensão de 07 (sete) armas de fogo de vários calibres; dezenas de munições de vários calibres; diversas porções de maconha, crack e cocaína, um (01) comprimido de ecstasy; balanças de precisão; dezenas de telefones celulares e aproximadamente R$ 15.000,00 em dinheiro.


As investigações irão prosseguir até a responsabilização de todos os criminosos que atuam em favor de tal grupo criminoso, estando a ação de hoje inserida num contexto de várias ações policiais que visam manter a ordem e os baixos índices de criminalidade na Cidade, representando resposta Estatal às empreitadas criminosas.



Vídeos: Polícia Civil 
Fonte: Polícia Civil 

07/11/24

Produtores de trigo do RS poderão vender até 200 mil toneladas do cereal para a Conab

Foto: Catiana de Medeiros/Conab

Produtores de trigo do RS poderão vender até 200 mil toneladas do cereal para a Conab



Produtores de trigo do Rio Grande do Sul poderão vender ao Governo Federal até 200 mil toneladas do grão da safra 2024/2025, por meio do mecanismo de Aquisição do Governo Federal (AGF), previsto na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A compra será realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e conta com recursos de R$ 261 milhões.

A medida atende o Rio Grande do Sul, estado onde o preço médio pago ao produtor do grão se encontra em torno de R$ 67,11 a saca de 60 quilos, abaixo do mínimo estabelecido pelo governo que é de R$ 78,51 na praça gaúcha. No entanto, a Companhia continua acompanhando o mercado, uma vez que o mecanismo pode ser utilizado nos demais estados produtores que tenham o preço de mercado inferior ao mínimo, limitado ao volume de recursos disponível.

O anúncio da ação foi feito nesta quinta-feira (7), durante coletiva de imprensa que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; do presidente da Conab, Edegar Pretto; da diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização, Rosa Neide; e dos diretores de Política Agrícola e Informações, Sílvio Porto, e de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos.

O presidente da Conab destacou a importância do trigo na alimentação dos brasileiros e as ações do Governo Federal para estimular o setor. No ano passado, a estatal apoiou a comercialização e o escoamento de trigo, com ações de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP).

“Neste ano, pela necessidade, iremos fazer nova intervenção. Desta vez, pelo mecanismo de Aquisição do Governo Federal. Vamos fazer estoque público de trigo, para fazer a intervenção no momento em que o consumidor precisar de ajuda. Quando subir o preço em uma região, tendo trigo em estoque, podemos fazer a intervenção, garantindo a estabilidade de preços para os consumidores”, afirmou Pretto.

O ministro destacou as políticas do Governo Federal de apoio à agricultura brasileira, ressaltando o Plano Safra. “Todos os instrumentos de apoio ao campo estão sendo oferecidos e ao mesmo tempo estão sendo aprimorados.”

Os interessados em vender o trigo para a Companhia devem estar cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e procurar a regional da Conab no estado gaúcho para orientação sobre o preenchimento dos formulários exigidos para a operação, bem como a apresentação de documentos adicionais que se fizerem necessários.


Análise do mercado do trigo


A boa oferta do cereal no mercado internacional tem refletido em uma pressão de baixa nas cotações do produto, cenário que se estende por mais de um ano. Na safra passada, o governo federal lançou instrumentos de apoio à comercialização por meio de leilões públicos do Pepro e PEP, como forma de auxiliar os produtores. Com estas operações, o governo apoiou o escoamento de cerca de 479,28 mil toneladas do cereal.

Para a atual temporada, a produção brasileira do grão está estimada em cerca de 8,64 milhões de toneladas, um aumento de 2,1% quando comparado com o volume obtido em 2023. A quebra registrada no Paraná e com as adversidades climáticas registradas em importantes regiões produtoras mundiais como Rússia, Europa, Estados Unidos e Austrália, refletiram em uma amena recomposição dos preços nacionais. Ainda assim, as cotações atuais têm permanecido abaixo do preço mínimo vigente no estado gaúcho.



Fonte: Comunicação Conab

06/11/24

Chuva retorna à Zona Sul nesta quinta-feira (7)

Foto - Maico Borges

Chuva retorna à Zona Sul nesta quinta-feira (7)



A Zona Sul do Rio Grande do Sul está em alerta devido a aproximação de uma frente fria que deve atingir a região já nesta quinta-feira (7). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de chuvas intensas e ventos fortes em município como Rio Grande, Pelotas, Canguçu, Piratini e São José do Norte.

A previsão indica chuvas moderadas a fortes em toda a região, com acumulados que variam entre 30 e 70 mm/dia. As cidades mais afetadas devem ser Rio Grande e Pelotas, onde as chuvas podem causar alagamentos e transtornos no trânsito. Além das precipitações, a frente fria também deve trazer ventos fortes, com rajadas que podem ultrapassar os 90 km/h em áreas de instabilidade, causando danos em estruturas e árvores, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica.

O Inmet emitiu um aviso de chuvas intensas, com grau de severidade “Perigo Potencial”, válido das 10h desta quarta-feira (6) até as 10h de quinta. A população deve se precaver para evitar acidentes e danos causados pelas chuvas e ventos fortes, evitando sair de casa desnecessariamente, mantendo distância de árvores e estruturas que possam ser afetadas pelos ventos, desligando aparelhos elétricos para evitar danos e ficando atento às atualizações da previsão do tempo.

Após a passagem da frente fria, o tempo volta a ficar firme na sexta-feira (8). O Inmet projeta chuva fraca apenas no Leste e no Norte do Estado, enquanto as demais regiões devem ter tempo firme. Os ventos devem ser moderados, com rajadas entre 40 e 60 km/h, e o mar está previsto para ficar agitado.



Fonte: Jornal Tradição - Celestino Garcia

05/11/24

Audiência pública na Câmara dos Deputados aponta soluções para o agro gaúcho

Foto: Gilkiane Cargnelutti

Audiência pública na Câmara dos Deputados aponta soluções para o agro gaúcho



Os problemas enfrentados pelos produtores rurais gaúchos foram tratados em audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura, em conjunto com a Comissão das Enchentes da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (05/11).

O encontro, proposto pelos deputados federais Afonso Hamm e Marcel van Hatten, recebeu representantes do Movimento SOS Agro, entre eles a coordenadora, Graziele Camargo, que reafirmou que os recursos anunciados pelo governo federal não estão chegando na ponta.

Hamm destacou que a Medida Provisória 1269/2024, publicada no final de outubro, liberou R$ 5 bilhões para financiamentos subsidiados para capital de giro, no entanto, os valores esgotaram rapidamente e muitos produtores não foram contemplados.

“Nossos produtores gaúchos merecem apoio e respeito! Estiveram pela quarta vez em Brasília para tratar sobre os problemas enfrentados para renegociar as dívidas e acessar créditos para garantir a próxima safra. Precisamos resolver essas questões”, destacou Hamm.

Com a presença de representantes do governo federal, Banco Central, BNDS e demais instituições financeiras, os agricultores solicitaram a flexibilização das garantias que os bancos exigem para liberar os créditos, além do aporte imediato de mais R$ 10 bilhões para atender a demanda dos produtores. O pedido será entregue ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda nesta semana.


Fonte: Assessoria de comunicação Afonso Hamm

Sala de Situação atualiza a previsão do tempo para quarta e quinta-feira no estado

Foto - Maico Borges 

Sala de Situação atualiza a previsão do tempo para quarta e quinta-feira no estado



Os acumulados poderão variar entre 60 a 90 mm sobre áreas do Sul,Campanha, Costa Doce, Nordeste, Serra, Litoral Norte, Vales e RMPOA. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 60 mm.


Na quarta-feira (06), um sistema de baixa pressão no Paraguai seguirá favorecendo instabilidades em boa parte do território gaúcho. No Oeste, Campanha, Missões e em toda a metade norte do Estado, as pancadas de chuva devem ser de intensidade moderada, com possibilidade de chuvas fortes pontuais, acompanhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo. As rajadas de vento associadas às instabilidades podem atingir até 80 km/h de forma pontual. Os acumulados de chuva devem variar entre 30 e 50 mm/dia.

Na quinta-feira (07), uma nova frente fria avançará sobre o Estado, trazendo chuva moderada a forte, descargas elétricas, possibilidade de granizo e temporais isolados em todas as regiões. As rajadas de vento devem ficar em torno de 50 a 80 km/h em todo o território gaúcho, com possibilidade de superar os 90 km/h nas áreas de maior instabilidade. Os acumulados de chuva variam entre 30 e 90 mm/dia, com destaque para as regiões do Sul, Campanha, Oeste, Costa Doce, RMPOA, Vales, Serra e Litoral Norte.

A previsão da MetSul Meteorologia prevê chuva fraca, 3 mililitros, na quarta-feira (6) no município de Piratini, com temperaturas entre 16ºC e 20ºC. Já na quinta-feira (7) os acumulados podem chegar à 34 mililitros de chuva ao longo do dia.


Atenção para chuvas e ventos fortes! A Defesa Civil orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. 

Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.



Piratini News com informações da Sala de Situação 

Restaurante foi arrombado e teve dinheiro furtado em Canguçu/RS


Restaurante foi arrombado e teve dinheiro furtado em Canguçu/RS



O restaurante Kruger e Stern foi alvo de arrombamento e furto na noite passada na Rua José Albano de Souza, próximo ao Hospital de Caridade de Canguçu.


A janela persiana foi aberta e o vidro foi quebrado.


O ladrão se feriu nos vidros durante o furto.



Foi furtado aproximadamente 250 reais do caixa.


A janela que foi arrombada fica na rua ao lado.


Informações úteis sobre o autor do furto, entrar em contato com a Polícia.


Fonte: Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

04/11/24

Deputado Daniel Trzeciak (PSDB) garante R$ 2,5 milhões a 24 Apaes do Rio Grande do Sul

Foto: Lucian Brum

Deputado Daniel Trzeciak (PSDB) garante R$ 2,5 milhões a 24 Apaes do Rio Grande do Sul





As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de 24 municípios gaúchos receberam uma excelente notícia no último dia do mês de outubro: o pagamento de R$ 2,5 milhões para investimentos, recurso de emenda de bancada indicada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). As instituições estão localizadas em várias regiões do Estado e os valores individuais variam entre R$ 30 mil e R$ 500 mil. Na Metade Sul, 11 Apaes foram contempladas.


Pela primeira vez Pinheiro Machado recebeu uma emenda parlamentar para ser usada no atendimento de crianças e jovens. De acordo com o presidente da Apae do município, Pedro César Brum, o recurso de R$ 100 mil dará fôlego financeiro. "Ele (Daniel) foi o primeiro deputado que teve um olhar especial para a nossa Apae. Essa emenda nos possibilitará a contratação de uma psicóloga e uma professora de dança. Com isso vamos ampliar nossas oficinas, dando um melhor atendimento aos nossos 30 assistidos e seus familiares. O deputado tornou nosso trabalho e a qualidade de vida do público melhores".


Também contemplada, Canguçu já sabe como irá aplicar os R$ 100 mil: "Na assistência social, em projetos. Serão contratados orientador social, educador e oficineiros - dança, música, jardinagem. Vão ser atingidas cerca de 160 crianças", afirma Cleusa Maria Theis Helbig.


A Apae de Morro Redondo é outra que pretende investir em profissionais. Serão chamados assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo e educador social pelo período de dois anos, para atender 40 crianças, adolescentes e adultos. A ajuda - R$ 500 mil - irá auxiliar ainda nos custos com a auxiliar de limpeza e o contador, e no pagamento do aluguel da sede durante 25 meses, informa a presidente Maria Helena Kickofel.


A instituição de Pelotas conseguiu pela primeira vez receber uma emenda do mandato, após se reerguer e organizar as questões financeiras e administrativas que a impediam de ter acesso à indicação. Serão R$ 115 mil de investimentos.


Trzeciak lembra que desde o início do trabalho de seu Gabinete em Brasília já foram beneficiadas as Apaes de 39 municípios, em valores superiores aos R$ 4 milhões. "Os recursos são importantes. A gente sabe o quanto cada instituição precisa trabalhar, todos os meses, para pagar o que oferece. Aluguel, luz, água, contratos profissionais, material de consumo. E o mais importante: um bom atendimento a quem precisa e a suas famílias. Vamos seguir apoiando a assistência social", destaca.


Apaes que receberam emendas do mandato dia 31/10:



1. Barão de Cotegipe: R$ 100 mil
2. Bento Gonçalves: R$ 100 mil
3. Canguçu: R$ 100 mil
4. Capão do Leão: R$ 99,8 mil
5. Carazinho: R$ 150 mil
6. Carlos Barbosa: R$ 49,9 mil
7. Caxias do Sul: R$ 100 mil
8. Herval: R$ 50 mil
9. Jaguarão: R$ 50 mil
10. Lagoa Vermelha: R$ 50 mil
11. Morro Redondo: R$ 500 mil
12. Pelotas: R$ 115 mil
13. Pinheiro Machado: R$ 100 mil
14. Piratini: R$ 100 mil
15. Porto Xavier: R$ 50 mil
16. Quaraí: R$ 100 mil
17. Restinga Seca: R$ 99,5
18. Rio Grande: R$ 100 mil
19. Santo Antônio das Missões: R$ 50 mil
20. São Borja: R$ 100 mil
21. São Lourenço do Sul: R$ 205 mil
22. Sertão Santana: R$ 30 mil
23. Tapejara: R$ 50 mil
24. Tupanciretã: R$ 100 mil


Total pago: R$ 2.549,1 milhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação Daniel Trzeciak 

01/11/24

Piratini: Conab capacita agricultores para ampliar acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos

Foto: Debora Beina/Divulgação

Piratini: Conab capacita agricultores para ampliar acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos




A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está capacitando agricultores familiares para ampliar a participação de cooperativas e associações em programas de compras públicas, em especial o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com a presença do presidente Edegar Pretto, a estatal promoveu na sexta-feira (1º), em Piratini, uma oficina para fornecedores do PAA da região Sul gaúcha. A ação corresponde à primeira etapa do Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Além do Rio Grande do Sul, essa parceria vai viabilizar formações em compras públicas em mais sete estados – Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, São Paulo e Piauí, e no Distrito Federal.

As atividades integram o Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar, que tem o objetivo de garantir ao setor a capacitação necessária para que acesse o maior número de políticas e programas de compras públicas do governo federal. Além do PAA, a formação também é voltada à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Conforme Pretto, a iniciativa contribui para que o governo federal se torne o grande cliente da agricultura familiar, garantindo trabalho, renda e permanência das famílias no campo, além de estimular a produção de alimentos e ajudar a combater a fome no país. “Nós estamos preparando um novo momento. Um exemplo é que, agora, órgãos públicos que usam dinheiro do governo federal para comprar alimentos devem destinar, no mínimo, 30% do recurso para aquisição da agricultura familiar. Isso é sinônimo de renda para quem planta e de comida boa e saudável para quem consome”, destaca o presidente da Conab.

A capacitação reuniu mais de 100 agricultores familiares, assentados da reforma agrária e quilombolas, na sede da Cooperativa Agropecuária Vista Alegre (Coopava). Lá, eles debateram sobre organização da produção e certificação orgânica. Os painéis foram conduzidos por Roberta Coimbra, da direção da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), e Álvaro Delatorre, presidente da Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos (Coptec).

Duas capacitações com os mesmos objetivos já ocorreram, também, na Fronteira Oeste e na Campanha. Outras ainda serão realizadas em diferentes regiões gaúchas. Após a conclusão desta primeira rodada de formação de agricultores familiares, a Conab dará início a uma segunda fase do programa no estado, contemplando, desta vez, entidades que recebem alimentos do PAA.


Execução do PAA


O PAA é uma das principais políticas de incentivo à produção de alimentos, de geração de renda no campo e de combate à fome no país. As operações nacionais da Conab no programa somam R$ 1,1 bilhão. No Rio Grande do Sul, o investimento é de R$ 121,6 milhões em projetos de cozinhas solidárias, Compra com Doação Simultânea, Compra Direta e Compra Institucional, com aquisição de leite em pó e de diversos outros produtos da agricultura familiar, além de doações de sementes para o setor.



Fonte: Assessoria de Comunicação Edgar Preto