11/11/24

Justiça determina interdição de lar de idosos em Pedro Osório/RS

(Foto: Celestino Garcia/JTR)

Justiça determina interdição de lar de idosos em Pedro Osório/RS




Atendendo a uma solicitação do Ministério Público (MP), o Poder Judiciário determinou a interdição imediata da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Recanto da Paz, em Pedro Osório, na última sexta-feira (8), devido às graves irregularidades constatadas. 

A ação foi resultado de uma fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal em conjunto com agentes sanitários da 3º Coordenadoria Regional de Saúde e do MP. Entre as irregularidades constatadas estavam a superlotação, presença de residentes com menos de 60 anos, além de condições precárias de higiene e má alimentação, negligência na troca de curativos e quadro de funcionários insuficiente.

Durante a fiscalização, foi constatado que o lar, projetado para abrigar 12 idosos, estava com 17 residentes, sendo cinco deles em uma sala separada. Além disso, foi verificado que alguns residentes não se enquadram como idosos, tendo menos de 60 anos, e outros apresentavam deficiências mentais e físicas.

A diligência contou com o apoio das equipes da Assistência Social do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

O JTR esteve no local na sexta-feira e tentou entrar em contato com os proprietários do Lar de Idosos para obter esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas, mas não os encontrou. A equipe de reportagem localizou as equipes de atendimento do Cras realizando a limpeza do local e assistência aos idosos que ainda estavam no local enquanto aguardavam para serem removidos.

O local foi totalmente fechado no último sábado (9) e os proprietários do estabelecimento devem ser responsabilizados pela Justiça pelos supostos crimes cometidos, incluindo maus-tratos, exploração e violação dos direitos dos idosos.



Fonte: Jornal Tradição - Celestino Garcia