Nesta sexta-feira (17), o aprofundamento de uma área de baixa pressão em direção ao Oceano favorece o espalhamento das instabilidades em parte do Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva moderada a forte, acompanhada de descargas elétricas e temporais com eventual queda de granizo, de forma isolada. Os acumulados de chuva variam entre 15 a 30 mm/dia, podendo atingir 40 mm/dia em áreas do Sul, parte da Campanha, Costa Doce, Centro, Noroeste, Norte, Vales, Nordeste, Serra, Litoral Norte e RMPOA. As temperaturas se mantêm elevadas em todo o território gaúcho, com máximas em torno de 28 e 41°C.
No sábado (18), segue com possibilidade de pancadas isoladas de chuva de intensidade fraca a moderada na metade Leste do Estado. Além disso, instabilidades isoladas devem atuar no extremo Oeste, acompanhadas de trovoadas. Os acumulados de precipitação ficam abaixo dos 15 mm/dia. As temperaturas mínimas ficam entre 17 e 25°C, enquanto as máximas estarão ainda mais elevadas em comparação aos dias anteriores, variando em torno de 29 e 42 °C.
Ao longo do domingo (19), novas instabilidades avançam em parte do Rio Grande do Sul, devido a uma área de baixa pressão que se desloca sobre o Estado. As instabilidades irão atuar no Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões, Noroeste e Nordeste, com pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas e temporais pontuais. Os volumes de precipitação variam de 15 a 30 mm/dia, podendo alcançar até 50 mm/dia em pontos isolados. As rajadas de vento deverão atingir até 80 km/h junto às instabilidades. As temperaturas mínimas ficam entre 18 e 23°C, enquanto as máximas ficam em torno de 22 e 39°C.
A tendência é que, na segunda-feira (20), a área de baixa pressão siga se deslocando para o Oceano, trazendo temporais intensos com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo em grande parte do território gaúcho. Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia, na Campanha, Costa Doce, Centro, Vales, RMPOA, Norte, Nordeste e Litoral Médio e Norte. No Sul, os acumulados devem ser maiores, ficando entre 50 e 80 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 100 mm/dia. As rajadas de vento serão intensas, entre 60 e 80 km/h, podendo chegar aos 100 km/h associadas às instabilidades.
Fonte: Sala de Situação - SEMA