30/09/25

Igreja Evangélica Pentecostal Cruzada Universal completa 55 anos de atuação em Piratini/RS

Foto: Divulgação

Igreja Evangélica Pentecostal Cruzada Universal completa 55 anos de atuação em Piratini/RS



O início da Igreja Evangélica Pentecostal Cruzada Universal em Piratini deu-se em agosto de 1970, completando, no corrente ano, 55 anos de existência.

É importante ressaltar que esta denominação religiosa foi a segunda igreja evangélica a ser estabelecida no município, sendo a primeira a Igreja Assembleia de Deus.

O trabalho evangelístico começou através da conversão do casal pioneiro, Maria Isabel Olmedo Medeiros e Otávio de Jesus Medeiros, ela do lar e ele funcionário público municipal, (à memória de ambos), que se tornaram os primeiros membros desta denominação em Piratini. Eles tiveram o suporte e o discipulado iniciais do pastor Eli Peralta Porciúncula, já falecido, e sua esposa Alzira, residentes em Pinheiro Machado, que foram os responsáveis por lançar as bases da nova congregação.

Foto: Divulgação
Os primeiros cultos e reuniões ocorreram na residência do casal , na Rua Osvaldo Aranha. Posteriormente, com a doação de um terreno pelo senhor Lúcio Vargas e sua esposa Maria Antônia Vargas (ambos falecidos), a comunidade evangélica edificou seu templo sede na Rua Erotildes Peres de Ávila, número 800, seu atual endereço.

O trabalho pioneiro, e também a continuidade com as demais lideranças locais que os sucederam, foi marcado pela dedicação e serviço à comunidade. Esta obra prossegue da mesma forma através da atual liderança do Presbítero Felipe Pereira, sua esposa Martiele e família.

Foto: Divulgação
A importância desta comunidade para o município vai além do aspecto religioso. Ao longo de mais de cinco décadas, a Igreja Evangélica Pentecostal Cruzada Universal tem sido um espaço de fé, solidariedade e esperança, promovendo não apenas o fortalecimento espiritual, mas também o acolhimento e o cuidado com as famílias piratinienses. Sua trajetória é parte viva da história da nossa cidade e merece todo o reconhecimento por sua dedicação e contribuição à vida comunitária.



Conteúdo: Martiéle Pereira