11/12/25

Sindicato Rural e ARCO anunciam a abertura de inscrições para a 42ª FEOVELHA em Pinheiro Machado/RS

Foto: Divulgação 

Sindicato Rural e ARCO anunciam a abertura de inscrições para a 42ª FEOVELHA em Pinheiro Machado/RS



O Sindicato Rural de Pinheiro Machado, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), anuncia a abertura do período de inscrições de animais para a 42ª FEOVELHA – Feira e Festa Estadual da Ovelha. O evento, que celebra a excelência da ovinocultura, ocorrerá de 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2026 no Parque de Exposições Charrua. As inscrições começam no dia 11 de dezembro de 2025 e encerram no dia 21 de janeiro de 2026.

O presidente do Sindicato Rural, Paulinho Alves, reforça o convite aos criadores para que apresentem o melhor de sua genética. "A Feovelha é um momento estratégico para a cadeia produtiva, onde se concretizam negócios e se valoriza o trabalho dos nossos produtores. Contamos com a presença de todos para fazer mais uma grande edição", enfatiza Alves.

Os exemplares que participarão do julgamento de classificação devem ser inscritos exclusivamente pelo site da ARCO (www.arcoovinos.com.br), na área restrita do criador.

As inscrições variam entre R$ 80,00 (animal à galpão) e R$ 150,00 (trios rústicos), com acréscimo de 100% para produtores não associados à ARCO.

O coordenador do setor de exposições da ARCO, Anderson de Oliveira Pinto, enfatiza a necessidade de atenção aos critérios. A inscrição só é efetivada após a emissão e o pagamento do boleto até a data final. “É importante que os animais estejam regulares no registro da ARCO, pois animais sem código de rebanho serão automaticamente eliminados do julgamento de classificação. Os dados informados são de total responsabilidade do produtor", salienta.

A organização alerta para as obrigações sanitárias e documentais, que visam garantir a saúde do rebanho e a legalidade das transações: exame andrológico: obrigatório para machos a partir de 12 meses, devendo ser apresentado no julgamento de admissão, sob pena de corte do animal. Serão aceitos somente certificados padrão ARCO. Para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) de reprodutores, a SEAPDR/RS exige exame negativo para Brucela Ovinis e banho piolhicida.

Para os animais destinados à venda a inscrição será diretamente com os escritórios arrematantes (lote mínimo de 10 animais para o Rematão). Os produtores devem portar o talão do produtor para realizar negócios, em atenção ao decreto Nº 55.778/2021.




Fonte: Sindicato Rural de Pinheiro Machado