13/03/20

Em Audiência Pública referente à estiagem, comunidade lota Câmara de Vereadores de Piratini em busca de soluções junto às autoridades competentes.

Na Tarde da Quinta-Feira (12) aconteceu na Câmara de Vereadores de Piratini, uma audiência Pública para debater sobre a estiagem que atinge a zona Rural do Município. 
Foto: Câmara de Vereadores lotada pela população Piratiniense
Aproximadamente Cem pessoas lotaram às dependências da casa Legislativa buscando uma solução para este problema, que cada dia que passa se torna mais preocupante para os moradores da Zona Rural, e Zona Urbana que corre risco de racionamento de água caso não chover nas próximas semanas.
Participaram da audiência o Prefeito Municipal Vitor Ivan, vereadores, imprensa local, Secretário de Desenvolvimento Rural de Piratini Jovan Itamar de Lima, Secretário de Cidadania e Assistência Social, Adilson de Oliveira, Gestor da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) Danilo de Moraes, Adelar representante do MST, Anibal  representando a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, representando a Secretária de Cultura e desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piratini Gilnei E representante da EMATER Marina Sinot.

“Nós somos sabedores dos números, a EMATER nos fornece, o mais grave é que a tendência é piorar. O que eu trago agora algumas, poucas soluções de imediato, Prefeito se você me der dois ofícios em duas comunidades, nós podemos providenciar dois poços. Más vejam bem, a perfuração cabe ao Estado, mas todo custo é a Prefeitura que pagará” Destacou Anibal.


Ficando acertado o encaminhamento destes ofícios nos próximos dias à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul. 
O Município de Piratini decretou situação de emergência em 22 de Janeiro devido à falta de chuva que atinge o Município, já são mais de 90 dias sem chuva suficiente para recuperação de cacimbas, bebedouros e mananciais. 
De acordo com o Gestor da Companhia Riograndense de Saneamento, CORSAN, Danilo de Moraes, não está descartado o racionamento de água a partir do Fim do mês, dependerá muito da chuva, e salienta que é importantíssimo a população ter um controle da água, não lavar carro, calçadas, e principalmente reaproveitar toda água possível.

Piratini News.