30/04/20

Uso de máscaras passa ser obrigatório em Piratini

O Prefeito do Município de Piratini Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues "Vitão" publicou na tarde da Quinta-feira (30) um novo decreto, desta forma passa ser obrigatório o uso de máscaras por profissionais que trabalham com atendimento ao público, bem como para comunidade em geral ao frequentar os estabelecimentos e inclusive em filas. Os estabelecimentos deverão negar acesso ao seu interior aos clientes em descumprimento desta medida. 

Foto: Crédito Piratini News.

Essa decisão também vale para os serviços de transporte, como táxis, ônibus e Uber. Nos estabelecimentos de prestação de serviços de alimentação para consumo no local, será permitida a permanência de clientes sem máscara no seu interior, somente no período necessário ao consumo.

Todos os estabelecimentos industriais, comerciais, empresariais e de serviços, inclusive aqueles caracterizados como de serviços essenciais, que pretendem funcionar no Município de Piratini durante a vigência do estado de calamidade Pública decretado em decorrência da pandemia do COVID-19, ficam obrigados a entregar ao poder público municipal o seu Termo de Compromisso de Contingenciamento, até o dia 08 de maio de 2020. A entrega do Termo de Compromisso de Contingenciamento deverá ser feita de forma digital para o endereço eletrônico secsaude.piratini@gmail.com ou junto ao setor na Secretaria Municipal de Saúde.

O Ministério da Saúde recomenda máscaras de TNT para os trabalhadores das atividades essenciais, que permanecem trabalhando mesmo com as medidas de distanciamento. Na falta do TNT, o importante é evitar que as microgotas que expelimos ao falar contaminem alguém, no caso de estarmos infectados. Milhões de coronavírus cabem numa única gotícula. Uma barreira mecânica, uma máscara simples, de pano, pode ajudar a evitar que eles se propaguem.


Piratini News.