17/08/20

Secretária de Saúde do Estado garante contratualização para abertura da UTI de Canguçu

A tão sonhada abertura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Caridade de Canguçu está prestes a tornar realidade. A Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, confirmou nesta segunda-feira (17), ao deputado federal Afonso Hamm, a liberação do alvará para o funcionamento desta unidade.

Foto: Reprodução

A secretária relatou que a administração hospitalar já pode colocar em funcionamento a UTI e que o Estado garante a contratualização até que haja liberação por parte do Ministério da Saúde. No total, serão 10 leitos, sendo cinco para atender pacientes de diversas patologias e outros cinco para reforço ao tratamento de pacientes com coronavírus. Neste momento, a administração do hospital vai dar início ao atendimento dos pacientes com outras comorbidades.

Hamm comenta que dada a necessidade da abertura desta UTI, na última semana, solicitou ao governador Eduardo Leite e à secretária de Saúde celeridade para o processo de habilitação de leitos de UTI no município, tendo em vista que os hospitais regionais, como o de Pelotas já estava com o nível de ocupação em 100% das vagas e muitos casos decorrentes de complicações relacionadas ao COVID-19.