18/08/20

Piratini retorna aos protocolos da Bandeira laranja

A Prefeitura de Piratini publicou um decreto na tarde desta Segunda-feira (17) adotando o plano regional estruturado pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Mesmo com a região R21,de Pelotas, ter continuado na Bandeira vermelha, o município de Piratini poderá adotar os protocolos de bandeira laranja. A classificação é válida entre 18 e 24 de agosto.



Nesta 15° rodada do distanciamento controlado, os Municípios referentes às regiões com bandeira vermelha poderão adotar medidas mais brandas, isso é possível através de um plano estruturado apresentado pela Associação dos Municípios da Zona Sul ao Governo Estadual que permite uma gestão mais autônoma dos municípios no distanciamento controlado.


Essa flexibilização foi possível através de um acordo entre o Governo e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Para que a região tenha o plano aprovado precisa criar um comitê científico próprio, ter aprovação de 2/3 das prefeituras e a publicação dos protocolos em sites e lugares acessíveis à população.



Conforme a proposta encaminhada pela Azonasul ao Governo do Estado, toda vez que a região de Pelotas (R21) for classificada em Bandeira vermelha no distanciamento controlado, possa adotar medidas da bandeira laranja. Ficando a critério de cada Município adotar suas medidas mais restritivas.


O comércio poderá retomar suas atividades nesta Terça-feira (18) respeitando todas as medidas de prevenção contra o Covid-19 e distanciamento social. O novo Decreto possibilita que restaurantes, lancherias e pizzarias com atendimento presencial até às 22h00. Porém no caso de bares e restaurantes com autoserviço deverão continuarem fechados  



As 14 regiões em bandeira vermelha agregam 315 municípios, com 8.253.152 habitantes, que representa 72,9% da população gaúcha. Dentre elas, 147 municípios, que possuem 786.793 habitantes (7% da população) poderão adotar medidas da bandeira laranja por não registrarem hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores à apuração. As cidades poderão adotar protocolos próprios para as atividades desde que mantenham atualizadas os respectivos sistemas de informações.


As regiões classificadas em bandeira vermelha que estão em cogestão são Canoas, Taquara, Novo Hamburgo e Pelotas. As áreas podem adotar protocolos menos restritivos dentro do que foi estabelecido nesta nova fase do Distanciamento Controlado.


Nesta segunda-feira, o Rio Grande do Sul passou de 98 mil infectados pelo novo coronavírus. Desde março, ao menos 2.744 pessoas já morreram no Estado em razão da Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em geral no RS, na tarde de hoje, é de 80,9%. Destes, 36,2% são de pacientes com coronavírus e 11,9% de internados com a suspeita do vírus. Os demais 51,9% são de pacientes com outras doenças.




Piratini News.