03/03/21

A prefeitura de Piratini pretende investir na compra de 15 mil doses de vacinas contra Covid-19

Piratini e demais Municípios da AZONASUL pactuaram nesta última terça-feira (02/03) em reunião extraordinária da Associação, a intenção de investir na compra coletiva de vacinas contra a Covid-19.
Em razão da urgência em imunizar a população diante do crescimento exponencial dos casos de coronavírus em todo o país, bem como a preocupante demora da liberação das vacinas por parte do Governo Federal através do Ministério da Saúde, os Municípios unem esforços a fim de registrar uma Carta de Intenção para aquisição de vacinas.


Em contato com três laboratórios, o presidente da AZONASUL, Vinícius Pegoraro, explicou a necessidade de levantar o quantitativo da região para registrar a referida Carta de Intenção para aquisição das vacinas, esta medida se dá como forma de sinalizar o interesse e antecipar as imunizações, no caso de o Governo Federal não cumprir com o cronograma da vacinação.
 
Também presente na reunião, o Prefeito Favio Telis anunciou que o Consórcio Público do Extremo Sul, publicará ainda nesta semana um Registro de Preço, para aquisição das vacinas.

A demora por parte do Ministério da Saúde ao distribuir os imunizantes vem causando angústia na população como um todo, bem como aos Gestores Municipais. Por tal razão, a possibilidade de identificar meios de antecipar o processo, se necessário, levou os Prefeitos a essa iniciativa, de uma compra coletiva dos 22 municípios da região.

A intenção por parte dos Prefeitos é de imunizar sua população o mais rápido possível, para estes voltem a ter esperança em dias melhores, consecutivamente, preservando vidas e a dignidade das pessoas. Esta atitude não vislumbra, em nenhum momento a intenção de passar por cima do cronograma do Governo Federal, mas, sobretudo, de promover a imunização das pessoas economicamente ativas, ou seja, trabalhadores do setor público e privado, em especial os professores e pessoas mais expostos ao vírus, fazendo com que a Economia da Região possa voltar a girar, sem comprometer ainda mais a vida dos trabalhadores.
 
O Prefeito Marcio Porto manifestou sua intenção na compra de um montante de 15 mil doses, o que proporcionaria a vacinação de aproximadamente 7.500 munícipes.

Enquanto aguardamos novas informações a respeito dos imunizantes, ressaltamos a importância dos cuidados com a prevenção ao coronavírus como a higiene das mãos, o uso da máscara e o devido distanciamento social.


Fonte: Prefeitura Municipal de Piratini