13/05/21

Piratini recebe três câmaras frias para conservação de vacinas

O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, fizeram ontem, 12, a entrega de 52 das 310 câmaras de conservação de vacinas adquiridas pela Secretaria da Saúde (SES) para municípios com menos de 100 mil habitantes. O município de Piratini está entre os contemplados e recebe três câmaras frias.


O secretário de saúde de Piratini, Cassio Segatto, afirmou a nossa reportagem que ontem, quarta-feira (12) estava a caminho de Porto Alegre para buscar as três câmaras frias para Piratini.


O objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas, nas salas de vacinas dos municípios, por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de ter menos de 100 mil habitantes, ter sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e ainda não estar equipado com câmara refrigerada.


Os equipamentos fazem parte de uma compra de 310 unidades, realizada pela SES, com recursos do Ministério da Saúde. No total, 194 municípios serão contemplados e constam na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), de 3 de maio. A CIB é formada por gestores do Estado e de municípios.


A definição também levou em conta um levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) por meio de um formulário eletrônico respondido pelas Secretarias de Saúde dos municípios. Inicialmente, a lista de compra era de 303 unidades, mas o Estado acabou adquirindo mais sete equipamentos nos últimos dias.



Piratini News