27/07/22

O calor se despede e frente fria avança no RS


O calor registrado no Rio Grande do Sul nos últimos dias começa a perder a força nesta quinta-feira.

O Rio Grande do Sul teve nesta quarta-feira mais um dia de calor em pleno auge do inverno e mais uma vez a temperatura máxima no Estado voltou a superar a casa dos 30ºC durante a tarde. Os termômetros indicaram à tarde 30,9ºC em Porto Xavier, 29,6ºC em São Borja, 29,1ºC em Santa Rosa, 28,9ºC em Quaraí e Porto Vera Cruz, 28,8ºC em São Luiz Gonzaga, 28,6ºC em Três Coroas, 28,5ºC em Teutônia e 28,4ºC em Uruguaiana.

Uma massa de ar quente atua no Rio Grande do Sul há vários dias, trazendo as tardes em que a temperatura fica muito alta para esta época do ano, consequência de um bloqueio atmosférico que impede a progressão de frentes frias e deixa o Sul do Brasil sob o alcance da massa de ar seco e quente que atua em grande parte do Brasil.

Mesmo com ar quente, a atmosfera muito seca trouxe mínimas baixas ontem e hoje em pontos dos Aparados da Serra, resfriamento que decorrer exclusivamente do tempo aberto e da atmosfera muito seca. Foi o que trouxe frio e geada para pontos do Planalto Sul Catarinense também, especialmente na área de São Joaquim.

O calor, contudo, está com as horas contadas no Rio Grande do Sul porque uma frente fria vai mudar o tempo no território gaúcho nesta quinta-feira com chuva, vento e queda acentuada da temperatura até o fim do dia em todas as regiões. Esta frente fria vai derrubar o prolongado bloqueio atmosférico não apenas no Sul do Brasil como em São Paulo.

O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul durante a manhã, embora acompanhado de nuvens. No decorrer da manhã, a nebulosidade aumenta muito no Oeste e no Sul com chuva em alguns pontos pela chegada de uma frente fria. Da tarde para a noite, a frente avança pelo Estado e leva chuva às demais regiões. Pode ter chuva localmente forte e não se afasta o risco de alguns temporais isolados com rajadas de vento.

Fonte: MetSul