Piratini recebe Centelha do Fogo Simbólico da Pátria
Foto: Piratini News
Piratini recebe Centelha do Fogo Simbólico da Pátria
Na manhã desta quinta-feira (24), chegou no município de Piratini a Centelha, através da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, conduzida pela Liga da Defesa Nacional, pela Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do (AVEAPE-RS), o Sr. Oscar de Oliveira Ramos Neto, o Sr. Pedro Nicolau da Silva Cabreira e o Sr. João Arthur Bloise.
O tema nacional deste ano faz menção a Rui Barbosa, que foi um intelectual, político, advogado, jornalista, diplomata, orador e escritor brasileiro. Todos os anos a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, difunde temas de interesse nacional e da sociedade, uma vez que o fogo também representa o saber e o conhecimento.
O prefeito municipal Marcio Manetti Porto recebeu das mãos do veterano Sr. Oscar de Oliveira Ramos Neto a Centelha, na qual ficará até 1º de setembro sob a Guarda da Secretaria de Educação e Desporto, na prédio da secretaria. Ao contrário do ano passado, ela ficará itinerante com as Entidades e Escolas que irão compor a programação da Semana da Pátria até o dia sete de setembro, data que comemoramos a Independência do Brasil, momento que o fogo é extinto.
Além do prefeito, participaram da cerimônia o vice-prefeito Claudio Antunes Dias, Heleno Belasquem diretor municipal de Desporto, o Coordenador da Junta Militar de Piratini, Glaiton Ávila, entre outras autoridades.
Criado em 1937, o Fogo Simbólico da Pátria surgiu no Rio Grande do Sul através de um grupo de patriotas com o objetivo de criar um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro.
A redação de Piratini News acompanhou a chegada da Centelha na prefeitura municipal. Assista o vídeo