05/09/24

Cerca de 500 cavalarianos são esperados em Cerrito para a cerimônia de distribuição da centelha da Chama Crioula

(Foto: Celestino Garcia/JTR)

Cerca de 500 cavalarianos são esperados em Cerrito para a cerimônia de distribuição da centelha da Chama Crioula



Um grande público é esperado para a cerimônia de distribuição da Chama Crioula regional, nesta sexta-feira (6), em Cerrito. Na ocasião, será feita a entrega de centelha da chama aos oito municípios que integram a 21ª Região Tradicionalista junto a Cerrito.

Para a cerimônia, que acontece a partir das 10 horas na Praça do Gaúcho, localizada no centro da cidade, são aguardados cerca de 500 cavalarianos de toda a região.

Esta é a segunda vez que Cerrito faz a distribuição da centelha da Chama Crioula para a 21ª Região Tradicionalista. O município se credenciou para sediar a distribuição da chama no ano de 2023, quando os festejos tradicionalistas foram suspensos na cidade por conta da enchente. Atualmente, o município conta com a parceria do CTG Lanceiros do Cerro, que esteve em Alegrete buscando a Centelha.

Os cavalarianos chegaram no município na terça-feira (3) e foram recebidos pelo prefeito Douglas Silveira (Progressistas), junto aos secretários e demais autoridades. Na oportunidade, o gestor agradeceu ao patrão do CTG, Paulo Vitor Schwantz, pelo empenho e dedicação de todos que percorreram cerca de 500 km até Cerrito cavalgando desde o dia 17 de agosto.

A Centelha ficará guardada na sede da Brigada Militar até a entrega aos representantes das entidades dos municípios de Arroio Grande, Canguçu, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado e Piratini.

Nesta quinta (5), um show com Chiquito e Bordoneio, às 21h, no mesmo local da solenidade, marcou o início das festividades no município.


Fonte: Jornal Tradição Regional/Celestino Garcia