28/07/25

Piratini recebe pluviômetros automáticos para reforçar monitoramento de chuvas e estiagens

Foto - Divulgação/ Defesa Civil Municipal

Piratini recebe pluviômetros automáticos para reforçar monitoramento de chuvas e estiagens



A Defesa Civil de Piratini recebeu, na última semana, três pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os equipamentos já foram instalados e estão em funcionamento, com o objetivo de monitorar em tempo real os índices de chuva no município.

Sem custos para os cofres públicos, os pluviômetros fazem parte de um programa nacional do Cemaden, e os dados gerados alimentam um banco de informações compartilhado com diversos órgãos. As informações são transmitidas automaticamente via internet, dispensando operação manual.

Dois equipamentos foram instalados na zona rural: um na Escola Municipal Antenor Elias de Matos, no 3º Distrito, e outro na localidade da Cica, no 2º Distrito. Já na área urbana, o pluviômetro foi instalado na Escola Municipal Agropecuária Alaor Tarouco.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Glaiton Ávila da Silva, a tecnologia será fundamental para a emissão de decretos em situações de emergência ou calamidade, tanto por excesso de chuvas quanto por estiagem. Antes disso, o município contava apenas com dados fornecidos pela Emater.

A única responsabilidade da Defesa Civil local será informar ao Cemaden em caso de falhas ou queima dos equipamentos.

Além dos dispositivos do Cemaden, o município também foi contemplado com mais um pluviômetro pela Casa Militar da Defesa Civil do Estado, já instalado na Ponte do Império, no 5º Distrito. Este equipamento também alimenta os bancos de dados da Defesa Civil Estadual e Municipal.



Piratini News - A informação que faz a diferença