30/01/21
Município de Piratini registra mais um caso de coronavírus
Com a confirmação, Piratini registra, até o momento, 205 casos confirmados,194 curados, e seis óbitos. Cinco pacientes com o vírus ativo se recuperam em tratamento domiciliar.
O Boletim Epidemiológico deste sábado não registrou nenhum caso suspeito, e apenas 10 monitoramentos.
Piratini News
Caminhão tomba na ERS 702, em Piratini
Foto: Rafaéla Meireles Garcia.
Segundo informações, apenas um segundo teve ferimentos leves em uma das pernas.
29/01/21
BOLETIM - Coronavírus Piratini 29/01/202
Foto: Piratini News |
Homem é flagrado abusando sexualmente de uma cadela em Piratini
Foto:Piratini News
Após o flagra, foi acionado a Brigada Militar para efetuar a prisão do homem de 26 anos, que foi encaminhado a Delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe.
“ O animal foi levado imediatamente ao médico veterinário, que através de laudo confirmou o abuso sexual” relataram às voluntárias do Projeto São Francisco de Assis. Elenara, Nicole e demais voluntárias foram as responsáveis por acionarem a Brigada Militar e registrar o Boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.
Às voluntárias afirmam que o animal está muito debilitada, não consegue para pé e tem muitas dores. O Projeto São Francisco de Assis procura um lar permanente para o animal, interessado entre em contato com uma das voluntárias do Projeto.
Piratini News
4° BPM realiza operação de combate ao abigeato em Piratini e Pinheiro Machado
Motociclista fica ferido em acidente em Morro Redondo
28/01/21
BOLETIM - Coronavírus Piratini 28/01/2021
Conforme os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, Piratini não apresentou novos casos positivos de Covid-19 nesta quinta-feira (28), com isso, o município tem 204 casos confirmados, deste total de casos, 194 recuperados, seis óbitos e 1.440 testaram negativo.
Um Boletim Epidemiológico extra divulgado na manhã desta quinta-feira confirmou a sexta morte causa em decorrência da Coviv-19 em Piratini; a vítima, uma idosa de 85 anos, que veio a óbito na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Rio Grande.
Piratini News
Piratini registra sexto óbito por Covid-19
O Município de Piratini registrou na madrugada desta quinta-feira (28) o sexto óbito por Covid-19.
A paciência de 85 anos, moradora da cidade estava internada na enfermaria Covid do hospital Nossa Senhora da Conceição, porém devido a piora em seu quadro clínico na noite desta última quarta-feira foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Rio Grande, onde veio a óbito na madrugada.
Piratini News
27/01/21
Piratini passa de 200 casos confirmados de Covid-19
O município de Piratini chegou a 204 casos confirmados de Covid-19, conforme o boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, dia 27, pela Secretaria Municipal de Saúde. Mais cinco casos foram registrados em Piratini, sendo que quatro destes receberam atestado de curados e estão liberados da quarentena.
Confira os casos registrados nesta quarta-feira (27):Menino, 4 anos, recuperado.
Menina, 13 anos, recuperada.
Mulher, 40 anos, recuperada.
Homem, 45 anos, recuperado.
Homem, 23 anos, sintomático, em casa.
Conforme a Secretaria de Saúde, dos 204 infectadas pela doença, apenas sete ainda estão com a doença ativa no organismo, sendo que cinco destes encontra-se em tratamento domiciliar e outras duas na enfermaria Covid.
Com cinco mortes causadas em decorrência da covid-19, Piratini registra 1.434 testes com resultados negativos. Três suspeitos são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Piratini News
Motoristas devem ter atenção redobrada na Avenida seis de julho
26/01/21
BOLETIM - Coronavírus Piratini 26/01/2021
Foto: Piratini News
Dados atualizados pela Secretaria de Saúde na terça-feira, 26 de janeiro de 2021.
Piratini News
Operação Avante Combate ao Abigeato inicia o ano com mais de uma tonelada de carnes apreendidas na região do CRPO Sul
Pelotas, Arroio do Padre, Capão do Leão, Canguçu, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Camaquã, Arambaré, Tapes, Dom Feliciano, São Lourenço do Sul, Cristal, Rio Grande, Jaguarão e Herval.
Nesta edição a operação contou com 120 policiais militares e agentes da Vigilância Sanitária e 47 viaturas das instituições envolvidas.
Com as apreensões realizadas hoje, em nove edições já se somam mais de 10 toneladas de carnes e outras mercadorias apreendidas.
As ações e resultados da operação visam coibir a comercialização de carnes sem procedência, alguns produtos que não atendem aos requisitos sanitários ou que apresentam outras irregularidades. Além de constituir em ação preventiva e repressiva de policiamento, trata-se também de atividade voltada à preservação da saúde pública, com a fiscalização sendo realizada pelos órgãos competentes.
Texto: soldado Taiara Cabreira/ Comunicação Social do CRPO Sul
Fotos: divulgação BM
25/01/21
A bebê Melina precisa da sua ajuda
O 5° Batalhão de Polícia de Choque pede o apoio dos colegas e da comunidade nesse momento difícil na vida do Sd D. Gonçalves e da sua companheira Mainara.
Melina (bebê do casal) foi diagnosticada com Síndrome de Chiari Tipo II, doença que causa problemas na coluna cervical e complicações como Hidrocefalia, está com deslocamento do cerebelo, deformidade no crânio e pezinhos tortos.
Existe a possibilidade de realização de uma cirurgia Intra-uterina, para correção do desvio na coluna, e, consequentemente, diminuição dos prognósticos.
A cirurgia deve ser feita em São Paulo até (30/01) e custará em torno de R$ 130.000,00. Sua ajuda é muito bem-vinda, qualquer que seja a quantia.
Deixamos aqui alguns contatos para mais esclarecimentos e para contribuições.
Banco Banrisul (041)
Agência 0772 - Conta 3511344500 - Pix 53997065905
Banco Nubank (260)
Agência 0001 - Conta 470210394 - Pix 03498297058
53 997065905 – Cristian Gonçalves
53 984323542 – Mainara Oliveira
Com mais dois casos de Covid-19, Piratini chega a 199 casos confirmados
Foto: Piratini News
Os novos infectados são moradores da cidade, conforme a Secretaria de Saúde trata-se de uma mulher,72 anos, e um homem com 75 anos de idade. Todos apresentam sintomas da doença e se recuperam em tratamento domiciliar.
Conforme os dados do Boletim Epidemiológico, dois pacientes tiveram entrada na enfermeira Covid do hospital Nossa Senhora da Conceição do município; Não foi divulgado informações sobre o quadro clínico dos pacientes.
O município tem seis casos ativos no momento; quatro em tratamento domiciliar e duas interações na enfermeira Covid. Além disso, o município registra 188 recuperados, cinco mortes e 1.424 testaram negativo para Covid-19.
De acordo com a Secretaria, 19 pessoas são monitoradas, destas, três consideradas suspeitas. Apenas em 2021 Piratini soma 34 casos confirmados de coronavírus, vinte e um à menos que no último mês de 2020, que foi de 55 casos no total.
Piratini News
Prefeitura realiza mutirão no Balneário Municipal
Fotos: Margarete Plamer
O mutirão que contou com a presença do prefeito Márcio Porto teve como objetivo limpar o Camping Municipal com a retirada de folhas secas, galhos secos e demais sujeiras, dando melhor aproveitamento em um dos espaços públicos mais procurados para lazer no município, além de ser um dos cartões postais da cidade.
BOLETIM - Coronavírus Piratini 24/01/2021
24/01/21
4° BPM reforça segurança no Enem 2021 em Canguçu e região
O policiamento ostensivo do 4°BPM contou com policiais militares e viaturas, que foram empregados nesta manhã e tarde, na escolta, distribuição e recolhimento dos malotes, bem como no policiamento dos locais de aplicação do exame.
O 4°BPM esteve presente em todos os locais onde foram aplicadas as provas na área do batalhão (Pelotas, Piratini, Capão do Leão e Canguçu).
Fonte: Comunicação Social do 4° Batalhão de Polícia Militar
Vereadores encaminham Ofício à Secretária de Saúde pedindo explicações sobre vacinação da Covid-19
De acordo com Ofício encaminhado à Secretária, os cincos vereadores solicitaram que sejam fornecidos a cópia do documento orientador ao Município da aplicação da vacina, documento este que é expedido pela autoridade de Saúde superior. Também foi solicitado um parecer técnico por escrito e assinado pelos servidores responsáveis, bem como seus cargos respectivos e representações do Comitê de Operações Emergenciais (COE) orientando a gestão a vacinar pessoas fora do grupo prioritário (farmácia, laboratórios e funerárias da rede privada.
Piratini News
23/01/21
Secretaria de Saúde de Piratini confirma mais um caso de Covid-19
Foto: Piratini News
O novo caso confirmado trata-se de uma moradora da cidade, 68 anos, sintomático em tratamento domiciliar. O município tem 12 casos ativos em tratamento domiciliar. Dos 197 casos confirmados, 180 receberam atestados de curados, além disso, o município registra cinco mortes e 1.424 obtiveram diagnosticados negativos.
De acordo com O Boletim Epidemiológico deste sábado, município monitora 15 pessoas, porém nenhum é considerado suspeito.
Conforme apurado pela reportagem do Piratini News, nestes primeiros 23 dias de 2021 o município de Piratini confirmou 32 casos positivos. Já no último mês de 2020 Piratini registro 55 casos positivos.
Piratini News
22/01/21
BOLETIM - Coronavírus Piratini 22/01/2021
Piratini News
Prefeitura e Secretaria de Saúde imitem nota de esclarecimento sobre vacinação da Covid-19 em Piratini
Inicialmente o título da reportagem NÃO corresponde à realidade. Os farmacêuticos como profissionais da saúde, sobretudo aqueles que estão em contato direto com o vírus, FAZEM PARTE do grupo prioritário para vacinação da COVID-19, seja porque são profissionais da saúde, seja pelo contato direto com pacientes positivos.
A afirmação de que a prática do Município foi “irregular” detém um juízo de valor que transborda a alçada de qualquer veículo de imprensa, como também de qualquer leitor, assim, não passando de uma suposição ou uma reprodução do relato de um informante que pretende usar o jornalismo e a função essencial que este exerce na sociedade como meio para sensacionalismo.
A vacina CORONAVAC foi fornecida pelo Ministério da Saúde que comanda as ações de saúde no território nacional. Se analisarmos as normativas ministeriais todos os profissionais da saúde encontram-se no mesmo grupo - PRIORITÁRIOS-. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul resolveu por bem organizar um plano estadual de vacinas ão próprio, com critérios mais seletivos para a primeira leva da vacina, sem contudo que tal plano contasse com critérios totalmente precisos.
Da leitura do plano estadual de vacinação depreendeu-se que todos profissionais da linha de frente (neles incluídos os responsáveis técnicos por exames de detecção do vírus COVID-19 no setor privado) poderiam receber a vacina.
Muito embora tudo isso, a reportagem, objetivando alcançar o intento sensacionalista a que se propõe, esqueceu de mencionar que TODOS os profissionais técnicos da linha de frente que possuem contato direto com o coronavírus em Piratini FORAM INCLUÍDOS NA LISTA DE VACINAÇÃO e em termos de “posição” na lista para recebimento das doses estavam, por óbvio, em prioridade em relação aos farmacêuticos da rede privada referidos na reportagem.
Antes de qualquer preocupação com setor privado, cujo favorecimento foi imputado levianamente ao Município (sem conhecimento técnico e legal para tanto), a Secretaria Municipal da Saúde adotou todas as cautelas para garantir que houvesse doses suficientes e necessárias a todos os profissionais do grupo prioritário que trabalham no hospital local fprivado -sem fins lucrativos-, diga-se de passagem) e nas Unidades Básicas de Saúde.
Como havia doses para cobrir suficientemente a demanda do Município, a secretaria resolveu por bem AVANCAR na vacinação DENTRO do próprio grupo prioritário definido no Ministério da Saúde e na Secretaria Estadual de Saúde, preocupando-se com profissionais farmacêuticos que estão em contato direto com o vírus na coleta de material para exame. Porém, não o fez sozinho: ouviu a sua equipe técnica, bem como a Gestão do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição - que auxiliou a definir os grupos prioritários dentro da instituição hospitalar-.
Por óbvio, o Estado deve seguir as determinações da União e o Município de ambos. No entanto, os entes municipais detém autonomia e competência para definir sobre o Sistema de Saúde, e também estão habilitados a, dentro do seu território, tomar decisões e decidir a forma como alocarão os recursos e proverão de sua Política de Saúde. Seguir as determinações superiores é obrigas° , porém INTERPRETÁ-LAS e SUPLEMENTÁ-LAS (quando omissas) é DEVER do Município.
Por isso, como o número de doses da vacina esperado para recebimento superou a expectativa inicial, a equipe técnica decidiu por AVANÇAR na imunização dentro dos grupos prioritários.
Sejam trabalhadores do setor público ou privado TODOS OS
PROFISSIONAIS DA SAÚDE merecem atenção e o devido respeito.
Salientamos que estamos ã disposição das autoridades e de toda populas° o para esclarecer TODOS os fatos. A Gestão Municipal preza pela transparência e lisura em todas as suas ações. Do mesmo modo, lamenta que em um período de tanta dificuldade e de tristeza, haja pessoas que tentam destorcer os fatos e deslegitimar a campanha de vacinação, colocando dúvidas sobre a sua idoneidade.
O jornalismo, tanto quanto a saúde, exige comprometimento e responsabilidade. Comprometimento com a verdade. Comprometimento com a não proliferação de informações distorcidas e fabricadas para gerar engajamento e apelo popular. O momento é muito complexo e difícil e exige mais responsabilidade e menos julgamentos infundados.
21/01/21
Secretaria de Saúde confirma novo caso positivo de covid-19 em Piratini
20/01/21
Piratini registra um novo caso positivo de Covid-19 nesta quinta-feira (20)
A Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Boletim Epidemiológico confirma o monitoramento de 29 pessoas; dois sintomáticos respiratórios em acompanhamento, dezenove contactantes de casos suspeitos ou confirmados e oito suspeitos aguardando resultado de exame de laboratório.
Piratini News
Câmara destinará R$ 50 mil do duodécimo a Coopiratini para aquisição de caminhão
Piratini News
Brigada Militar participa de reunião com Sindicato Rural em Piratini
19/01/21
Secretaria de Saúde de Piratini inicia vacinação contra a covid-19 em profissionais de saúde na linha de frente
Foto: Maico Borges - Piratini News
As primeiras 150 doses destinadas para o município nesta primeira etapa serão aplicadas apenas em profissionais de saúde com maior exposição, como os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), técnicos, do hospital, enfermeiros, higienizadores, motoristas de ambulâncias e postos de saúde, bem como profissionais que aplicam testes em farmácias e laboratórios.
Escolhida para simbolizar o momento histórico, a enfermeira Fernanda Fernandes, representando a Coordenação de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição e também a coordenação de equipe Epidemiológica, foi a primeira pessoa ser imunizada com a vacina Coronavac em Piratini.
A Secretária de Saúde do município Gerusa Porto, classificou esse momento como “especial e muito importante”. Porto afirmou que nesse primeiro momento foi possível atingir o objetivo inicial, que era de vacinar os profissionais de saúde na linha frente e também os que tem contato direto com contaminados e locais infectados.
Em entrevista ao Piratini News, a Secretária salientou que é muito importante a população seguir os protocolos de enfrentando a Covid-19 e enalteceu que é preciso a segunda dose da vacina daqui aproximadamente trinta dias para que os já imunizados possam obter a imunidade desejada.
Piratini News
Em dia histórico, Piratini registra quatros casos positivos de Covid-19
No dia em que os Piratinienses receberam as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, Piratini registra quatro novos casos positivos de coronavírus. Município contabiliza 194 casos confirmados e 174 recuperados.
Os dados desta terça-feira (19) confirma o monitoramento de 17 pessoas, entre elas, um suspeito aguarda resultado de exame do laboratório.
Piratini News
Vacina da Covid-19 chegará em Piratini nesta terça-feira (19)
Foto: Reprodução internet |
Os primeiros beneficiados serão os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, ou seja os que estão tendo contato direto com pessoas ou ambientes contaminados.
Cabe salientar que as doses estão sendo enviadas gradativamente e que os municípios estão seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde e governo do estado, através do Plano Estadual de Vacinação contra o COVID- 19 do Rio Grande do Sul.
A previsão para o início da vacinação é hoje a noite e por meio de mutirão de profissionais da saúde que se encontrarão no Posto Central administrando as primeiras doses para os profissionais de saúde selecionados.
Frisamos que as decisões estão sendo tomadas em equipe e com a ajuda do COE Municipal, todas baseadas no Plano Estadual de Vacinação supra citado.
Sabemos que é um momento de comemorar este grande passo e ao mesmo tempo pedimos a compreensão quanto as etapas e grupos prioritários. Esperamos e estamos trabalhando incansavelmente para que estes, tenham acesso a vacina brevemente conforme determinação do Ministério da Saúde.
É importante também informar a comunidade que a vacina, até o momento, é contraindicada a menores de 18 anos e gestantes .
A medida que forem surgindo novas informações, seguiremos transmitindo a população com a maior transparência possível.
Atenciosamente Gerusa Farias Porto
Secretária Municipal de Saúde
18/01/21
Município de Piratini chega a 190 casos confirmados de Covid-19
O novo paciente trata-se de uma pessoa do sexo masculino, morador da área rural, 67 anos, sintomático em tratamento domiciliar. Além do novo caso, o Boletim Epidemiológico registra o monitoramento de 26 pessoas pela equipe Epidemiológica. Entre os monitorados, sete são considerados suspeitos aguardando resultado de exame.
Com o novo caso, Piratini tem 190 casos confirmados, deste total, 11 casos ativos, 174 receberam atestado de curados, cinco óbitos. Desde o início da contagem 1.387 testaram negativo para Covid-19 no município.
Piratini News
17/01/21
BOLETIM - Coronavírus Piratini 17/01/2021
Piratini registra 15 casos ativos em isolamento domiciliar. O Boletim Epidemiológico confirmou o monitoramento de vinte e uma pessoas; dois sintomáticos respiratórios em acompanhamento, dezesseis contactantes de casos suspeitos ou confirmados e dois suspeitos.
Dados atualizados pela Secretaria de Saúde no domingo , 17 de janeiro de 2021.
Piratini News
16/01/21
Cinco novos casos positivos de Covid-19 é registrado em Piratini
Confira os novos casos confirmados:
Homem 28, sintomático em casa;
Mulher 47, sintomática em casa;
Mulher 26, sintomática em casa;
Mulher 54, sintomática em casa;
Homem 58, sintomático em casa.
Com os novos registros, Piratini contabiliza 189 casos confirmados, deste total de casos, 169 receberam atestado de curados, cinco mortes; 1.386 tiveram diagnóstico negativo. Piratini tem 15 casos ativos em isolamento domiciliar.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o monitoramento de 18 pessoas; dois sintomáticos respiratórios em acompanhamento e dezesseis contactantes de casos suspeitos ou confirmados.
Piratini News
15/01/21
Município de Piratini registra mais um caso positivo de Covid-19
No total, o município contabiliza 184 casos confirmados, entre esses, cinco mortes, 169 receberam atestados de curados e 1.382 testaram negativo. Piratini tem dez casos ativos em isolamento domiciliar.
O Boletim Epidemiológico desta sexta-feira registrou o monitoramento de 25 pessoas; um sintomático respiratório, dezenove contactantes de casos suspeitos ou confirmados e cinco suspeitos.
Piratini News
13/01/21
ENEM: Secretaria de Educação de Piratini emite nota de esclarecimento sobre transporte escolar
A Prefeitura Municipal de Piratini, através da Secretaria de Educação, vem a público esclarecer a população, em especial aos estudantes que irão prestar as provas do ENEM nos dias 17 e 24 de janeiro do corrente ano, que não será disponibilizado o transporte escolar solicitado pelas vereadoras Miriam Buchweitz de Ávila e Lúcia Corral.
Foto: Secretaria Municipal de Educação |
Contudo, gostaríamos, desde já, de nos colocarmos a disposição das vereadoras e demais interessados neste assunto para nos reunirmos e conversarmos sobre a possibilidade de atender nossos estudantes em uma próxima oportunidade.